Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (Nelson Jr./SCO/STF)
Continua após publicidade
O ministro Gilmar Mendes, do STF, homologou parcialmente, nesta quinta, a proposta de acordo firmado pela União e a farmacêutica Roche Brasil para o cumprimento de decisões liminares envolvendo o medicamento Elevidys, indicado para tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne. A decisão será submetida ao referendo do plenário, em sessão virtual que será realizada no ano que vem.
Os termos do acordo preveem que a União deverá cumprir todas as decisões liminares já proferidas para a obtenção do Elevidys. As medidas estavam suspensas por decisão do relator. A proposta homologada também garante uma redução significativa do preço para a aquisição do medicamento pela União.
Ao determinar o cumprimento das decisões, Mendes frisou que os juízes de origem devem observar os critérios estabelecidos pela Anvisa nos casos de cada paciente.
Os critérios fixados são: as crianças devem ter idade compreendida entre 4 anos a 7 anos, 11 meses e 29 dias de idade, devem ter capacidade de deambulação e não ter deleção (perdas de parte de um cromossomo) nos ÉXONs 8 e/ou 9 do gene DMD. Seguem vetadas concessões judiciais do medicamento fora destes termos.
O ministro fixou prazo de 90 dias para a União finalizar os trâmites administrativos para cumprir todas as medidas liminares, como o procedimento de inexigibilidade de licitação e disponibilização orçamentária.
Continua após a publicidade
Pelos termos do acordo, ficam suspensas todas as medidas coercitivas, como multas, prisões e medidas indiretas fixadas para o cumprimento das liminares, desde que seja respeitado o prazo de 90 dias imposto à União.
A União deverá sempre observar a janela de oportunidade de cada paciente para que não sejam prejudicados por eventual mora durante o processo administrativo.
Em relação a pacientes que possam perder a janela de elegibilidade para infusão do medicamento nos próximos 150 dias, o ministro fixou que o Ministério da Saúde está autorizado a implementar todas as medidas necessárias para garantir a importação do Elevidys.




