
Leia agora o resumo da novela Tieta (de 19/12 a 03/01/2025), em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, e fique por dentro dos próximos capítulos.
Capítulo 014 – quinta, 19 de dezembro
Tieta discute com Osnar porque ele não concorda que ela compre o Mangue Seco. Dr. Marcolino avisa que vai investigar quem é o dono das terras. Carol pede a Osnar que descubra quem escreveu a carta para Aída. Tieta diz a Carmosina que o que ela quer é saber se pode enfrentar os poderosos da cidade. O coronel diz a Modesto que vai comprar as terras antes de Tieta. Laura quer convidar Tieta para passar o dia em Mangue Seco na tentativa de descobrir a verdade. Aída recebe outra carta e, quando vai ler, é interrompida por Peto. Osnar procura Tieta para continuar a conversa sobre o Mangue Seco.
Osnar pergunta a Tieta o motivo de ela quer comprar o Mangue Seco. Ela diz que o lugar é muito importante para ela, mas ele desconfia de sua intenção. Ricardo ouve a discussão e se mete para defender sua tia. Tieta agradece o apoio do sobrinho e pede para ele falar sobre a sua vocação. O padre diz a Zuleika que aceita sua contribuição. Perpétua fica furiosa. A carta para Aída acaba dentro de um livro e Modesto corre pela cidade tentando reaver o envelope. Quando Aída finalmente vai ler a carta, Modesto finge ter um ataque. Ascânio volta para Santana, mas revela que não convenceu o diretor da hidrelétrica a mandar luz para a cidade. Leonora pede a Tieta que ajude Ascânio. Aída recebe outra carta. Tieta manda um telegrama para um homem poderoso e influente para ajudar na questão da luz.
Capítulo 015 – sexta, 20 de dezembro
Ascânio convida Tieta, Leonora e Carmosina para jantar. Tieta diz a Carmosina que tem um plano para deixar Leonora e Ascânio sozinhos. Perpétua pede a Ricardo que tente tirar informações de Tieta sobre o comendador. Aída fica em estado de choque depois de ler a carta. Letícia combina com Carol de ir visitá-la. Tieta diz a Perpétua que Ricardo não tem vocação para ser padre. Ela não concorda e briga com Tieta. Osnar conversa com Peto sobre as mudanças que ocorrem com rapazes e moças. Tieta e Carmosina não vão ao jantar. Ricardo confessa ao padre que está em dúvida sobre sua vocação, mas não quer desapontar a mãe. Ricardo diz a Tieta que vai deixar o seminário e ela pergunta se é por sua causa.
Ricardo conta para Tieta seus planos de deixar o seminário e ela oferece apoio. Perpétua escuta e chora. Leonora conta para Tieta que o jantar com Ascânio foi a melhor noite da sua vida. Letícia visita Carol. Aída recebe outra carta, mas joga fora e diz a Juracy que é uma corrente da felicidade. Dário diz a Letícia que Carol namora Osnar. Letícia conta para Aída, que fica surpresa. Osnar vai até a casa de Carol para saber como foi o encontro com Letícia. Ascânio assina os papéis do divórcio. Marcolino diz a Tieta que as terras do Mangue Seco pertencem à família Antunes, mas ninguém os conhece. Depois, ele diz ao coronel e a Modesto que alguém já havia tentado descobrir essa informação um mês antes. Modesto oferece vender suas terras em Mangue Seco para Tieta. As rolinhas conseguem autorização do coronel para ir na quermesse, mas Imaculada diz que não vai. Tonha usa a roupa que Tieta lhe deu para ir à quermesse e Zé Esteves fica com raiva.
Novela Tieta: resumo da semana de 23 a 27 de dezembro de 2024
Capítulo 016 – segunda, 23 de dezembro
Tonha diz que vai continuar usando a roupa que ganhou de Tieta, Zé Esteves rasga a roupa e Tieta discute com ele. Carol não vai à quermesse. Todos reparam na minissaia de Leonora. Ascânio bate no motorista que estava agarrando Leonora e depois diz a ela que acha sua roupa indecente. Ela não concorda e pede a Ascânio que vá embora. Osnar dança com Tieta. Com outra roupa, Leonora vai até a prefeitura falar com Ascânio. Carmosina fica bêbada, briga com Osnar, rasga a sua blusa e o chama de imoral. Depois, ela chora e pede a Tieta que a leve dali.
Carmosina diz a Tieta que está muito envergonhada. Leonora fala para Ascânio que se decepcionou e acha melhor que a amizade deles termine. Carmosina revela para Tieta que é virgem. Milu entrega um pacote a Marcolino, mas ele acaba esquecendo de levar. Osnar fica chateado e pede para os amigos não falarem mais do que aconteceu com Carmosina. O padre recebe o dinheiro da quermesse, mas não é suficiente para a compra do turíbulo. Osnar abre o coração para Carol e diz que se sente um canalha. Marcolino se dá conta de que esqueceu o pacote na casa de dona Milu e vai buscar. Na volta, ele passa pela Mulher de Branco, mas não a nota. Jairo sai à procura de Carmosina, que não voltou para casa. Ricardo vai ajudar Jairo na busca. Marcolino ouve um barulho, vai ver o que está acontecendo e é jogado no chão. Ele grita e Tieta pensa que é Carmosina.
Capítulo 017 – terça, 24 de dezembro
Tieta quer sair à procura de Carmosina, mas Ricardo pede para ela esperar em casa. Osnar e Amintas se juntam na busca por Carmosina. Eles escutam gemidos e encontram Marcolino caído no chão, desnorteado. Carmosina chega em casa. Marcolino diz que foi atacado pela “Mulher de Branco”, mas se recusa a contar o que ela fez. Osnar pede para conversar com Carmosina, mas ela pede um tempo porque ainda está constrangida. Tieta entrega a Ricardo o embrulho que ela trouxe de São Paulo. Letícia visita Carol e Modesto se esconde no armário. Osnar pergunta para Carmosina se ela tem alguma mágoa dele. Tieta e Ricardo vão entregar o turíbulo ao padre.
Capítulo 018 – quarta, 25 de dezembro
O padre agradece a Tieta. Carol recebe Letícia, mas a manda logo embora. Tieta diz a Carmosina que ela devia se declarar para Osnar. Modesto fica nervoso pensando no que a filha queria contar para a Carol. Perpétua examina o Turíbulo para ver se é de prata mesmo. Modesto e o coronel conversam sobre como Tieta está ficando famosa no Agreste. O coronel convida Tieta para jantar em sua casa e ela exige a presença das suas meninas à mesa, incluindo Imaculada. Ascânio fala com Tieta sobre suas ideias de mudanças para a cidade. Zé Esteves fala para Timóteo que vai pegar um empréstimo com Tieta e o cunhado diz que vai oferecer sociedade para ela no armarinho. Modesto proíbe Letícia de visitar Carol. Tieta pede que Ricardo passe um creme nas suas costas. Ela se vira de repente e os dois quase se beijam.
Tieta fala que é melhor Ricardo ir dormir. Ela confessa para Leonora o que sente pelo sobrinho. Ricardo diz a Perpétua que vai voltar imediatamente para o seminário e Tieta escuta. Perpétua pede que Tieta fale com Ricardo, mas ela se nega. Pirica diz a Dário e Laura que os pescadores do Mangue Seco viram um disco voador. Tieta vai no quarto de Ricardo se despedir. Leonora e Ascânio se encontram na rua, mas não se falam. Tieta entrega a Modesto o sinal para a compra do terreno dele em Mangue Seco. Zuleika diz a Osnar para convocar todos os homens da cidade para uma noite em seu cabaré. Perpétua pede para Ricardo não viajar. Ele volta para casa e diz a Tieta que resolveu ficar.
Capítulo 019 – quinta, 26 de dezembro
Ricardo diz a Tieta que voltou para ajudar na construção da casa. Perpétua conta a Cinira e Amorzinho que sua ideia é que Ricardo se torne herdeiro de Tieta. Elisa revela a Timóteo que quer ir para São Paulo com Tieta. Carmosina diz à mãe que não vai entregar para Ascânio a carta que chegou para Helena. Tieta dá uma roupa nova para Ricardo. Bafo de Bode vê um ser esquisito na praia. Tieta, Leonora e Ricardo vão ao jantar na casa do coronel. Ele chama Imaculada para o jantar, mas ela se recusa a ir.
O coronel tenta obrigar Imaculada a ir ao jantar. Ela começa a gritar e Tieta a socorre. Leonora ignora Ascânio durante o jantar. Tieta diz que vai contar o verdadeiro motivo de sua volta a Santana do Agreste. Zé Esteves dá dinheiro a Tonha para ela comprar tecido para fazer um vestido. Tieta inventa uma desculpa e não revela o motivo de sua volta. Osnar beija Carol, que lhe diz que eles só podem ser amigos. Depois do jantar, o coronel vai ao quarto de Imaculada para conversar. Dário e Laura encontram um homem dormindo na cama deles.
Capítulo 020 – sexta, 27 de dezembro
Dário descobre que o homem na sua cama é Bafo de Bode. Tieta deixa cair o cinto de seu robe e Ricardo se abaixa para pegá-lo. Os dois se olham e Cosme chega. Bafo de Bode diz a Dário e Laura que os marcianos queriam pegá-lo. Tieta confessa a Leonora que está com medo de ferir Ricardo. Timóteo diz a Zé Esteves que vai oferecer a sociedade da loja a Tieta. Zé Esteves corre para chegar na casa de Tieta antes de Timóteo e pede que a filha compre as cabras que ele vendeu. Laura e Dário mostram as marcas na areia aos moradores do Mangue Seco e ela diz que são iguais às que viu.
Tieta diz ao pai que não entende o motivo de ele estar na miséria e se recusa a comprar as cabras. Zé Esteves passa mal. Dário convoca todos para uma reunião. Ricardo diz a Zé Esteves que vai procurar Tieta para esclarecer o que houve. Na reunião, Marcolino afirma que viu marcas na areia que não podem ser de humanos. Tieta conta a Carmosina que tem um plano para unir Leonora e Ascânio. Zé Esteves pede a Tonha para falar com Tieta. Modesto vai à casa de Carol e leva uma corda para amarrá-la no pé da mesa. Ricardo diz a Tieta que ela agiu mal com o pai.
Novela Tieta: resumo da semana de 30 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025
Capítulo 021 – segunda, 30 de dezembro
Tieta briga com Ricardo e fala para ele não lhe dar lição de moral. Modesto amarra Carol no pé da mesa. Dário diz a Ascânio que o progresso não vai ser bom para a cidade. Ele não concorda e leva os papéis do complexo turístico para Tieta. Ricardo ameaça bater em Cosme. Tieta convida Ascânio para ir à praia com ela e Leonora. Dois homens chegam à cidade procurando por Tieta e Amintas os leva até a casa de Perpétua. Ascânio e Leonora discutem na praia. Tieta vai se encontrar com os homens e eles lhe dizem que vieram atender ao seu pedido de fornecer energia elétrica para a cidade.
Ascânio tenta agradecer Leonora pela chegada da luz elétrica, mas ela o trata mal. Dário discute com Ascânio sobre os prejuízos que a hidrelétrica vai trazer. Os homens da hidrelétrica se hospedam na pensão de Milu. Elisa diz a Timóteo que ele não quer a sua felicidade. Perpétua pergunta a Tieta se está chateada por causa da sua briga com Ricardo. Depois pede a Ricardo para falar com a tia e ele fica indeciso. Osnar vai à casa de Carol, mas ela não o deixa entrar. Ascânio diz a Osnar que não vai pedir desculpas a Leonora, mas depois a procura.
Capítulo 022 – terça, 31 de dezembro
Ascânio e Leonora discutem e ele sai furioso. Tieta fala para Leonora que tudo bem se ela quiser se divertir com Ascânio, mas não pode levar a sério. Dário diz a Laura que não poderá continuar sua busca se a luz chegar. Amintas mente para Chalita sobre o motivo de Amorzinho ter ido na sua loja. Dário vai conhecer os homens da hidrelétrica e fala que fará tudo o que puder contra. Tonha fala para Tieta que ela magoou Zé Esteves. Ricardo e Tieta se encontram, mas não se falam. Tieta chama Tonha e Zé Esteves para conversar.
Capítulo 023 – quarta, 01 de janeiro
Tieta diz ao pai que vai comprar uma casa para ele e Tonha. Carmosina acredita que esse ato tem a ver com a vingança de Tieta. Osnar arromba a porta da casa de Carol e a vê amarrada à mesa. O coronel chama Imaculada para a primeira lição. Tieta pede a Ricardo para conversar. Ele não quer, mas ela o segura. Perpétua chega e pergunta o que está acontecendo. Tieta diz a Perpétua que só quer falar com Ricardo, e ela sugere que os dois conversem no quarto. Osnar fala que vai bater em Modesto, mas Carol implora que ele a esqueça e lhe dá um tapa. Ele tenta soltar a moça, ela o impede e conta a Osnar que tem um filho. Imaculada fala de Arturzinho e o coronel passa mal. Tieta pede que Ricardo a perdoe e os dois fazem as pazes. O coronel relembra a última vez que viu seu filho e chora. Osnar conserta a porta de Carol e promete que Modesto vai pagar pelo que lhe fez.
Ascânio acha estranho Helena não ter enviado a confirmação da audiência do divórcio. A Mulher de Branco passa por Ascânio, mas ele não percebe. Carol pede a permissão de Modesto para voltar para Salvador e ficar mais perto do filho. Perpétua flagra Amorzinho falando com Amintas e a moça desmaia. Dário vai até a casa do coronel, mas ele não quer receber ninguém. Tieta diz para Ascânio que gostou das ideias para o complexo turístico, mas ainda quer refletir sobre o assunto. Ela chama Ascânio para o jantar na casa de Dário. Ricardo está quase saindo para ir à casa de Dário com Tieta, quando o padre chega e lhe pede para ir com ele dar uma extrema-unção. Ricardo diz que vai.
Capítulo 024 – quinta, 02 de janeiro
Tieta fica decepcionada porque Ricardo não vai com ela à Mangue Seco. Elisa diz para a mãe que queria ter a coragem de Helena para largar tudo. O coronel continua triste e querendo ficar sozinho. Tieta, Leonora e Ascânio chegam à casa de Dário. Marcolino diz a Modesto que está pesquisando quem esteve no cartório perguntando sobre a família Antunes. Aída e Juracy querem marcar um bingo no sábado, sem saber que será o dia do evento beneficente de Zuleika. Tieta finge passar mal e manda Ascânio e Leonora passearem sozinhos. Eles vão para uma ilha e se reconciliam. Amintas começa a abraçar Amorzinho e ela sai correndo de sua loja. Ascânio diz a Leonora que não quer ser só seu amigo. Ricardo chega em casa e Perpétua pede para ele ir se encontrar com Tieta. Ele chega à casa de Dário e Tieta se alegra. A maré sobe e Ascânio e Leonora não podem sair da ilha onde estão. Helena volta para Santana do Agreste.
Capítulo 025 – sexta, 03 de janeiro
Helena espera por Ascânio na prefeitura durante o dia, mas Leôncio tem que fechar e ela vai para a praça. O coronel, ainda abalado com o que Imaculada falou, se recusa a comer. Leonora e Ascânio percebem que Tieta armou um plano para os dois passarem a noite sozinhos, mas acham a ideia boa. Elisa chama Helena para dormir na sua casa. Timóteo fica com raiva. Tieta e Ricardo ficam vendo a lua juntos de mãos dadas. Elisa pergunta para Helena como ficou a vida dela depois da separação, mas Timóteo interrompe a conversa. O dia amanhece e Helena vai esperar por Ascânio no ancoradouro. Ascânio e Leonora saem da ilha e voltam para a casa de Dário. Todos chegam ao ancoradouro e Ascânio vê Helena.
Helena pede para conversar com Ascânio num lugar tranquilo. Leonora fica com raiva do retorno de Helena. Ascânio leva Helena até a pensão de Milu. Helena diz a Ascânio que se arrependeu e pede que ele lhe dê uma nova chance. Ele a leva para sua casa, mas lhe diz que terá que esperar até ele se decidir. Tieta conta a Leonora que Helena está na casa de Ascânio e lembra que ela e Ascânio não podem ter nada sério, pois logo terá que voltar para São Paulo. Elisa leva Leonora para conversar com Helena.


Sinopse
Em Santana do Agreste, uma pequena cidade fictícia no Nordeste brasileiro, uma história de paixão, vingança e transformação começa a ser escrita. Inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela traz como protagonista Tieta, uma jovem rebelde e cheia de vida que desafia as rígidas convenções de sua comunidade. Interpretada por Claudia Ohana na juventude, Tieta é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), influenciado pelas intrigas da controladora irmã mais velha, Perpétua (Adriana Canabrava).
Humilhada e desamparada, ela parte para São Paulo, deixando para trás os olhares de reprovação e o conservadorismo sufocante de Santana. Vinte e cinco anos depois, a cidade, ainda presa ao passado, é abalada pela inesperada volta de Tieta (agora vivida por Betty Faria).
Rica, poderosa e decidida a se impor, ela reaparece no momento em que todos acreditavam que havia morrido. Sua chegada, marcada por uma cena emblemática em que interrompe uma missa feita em sua “memória”, é o ponto de partida para uma série de mudanças que transformam a rotina de Santana do Agreste.
Elenco
Betty Faria como Tieta


Aos 18 anos, Tieta foi arrancada de Santana do Agreste sob gritos e humilhações. Jovem, cheia de vida e sem papas na língua, ela era vista como um escândalo ambulante numa cidade onde as aparências importavam mais que a verdade. Sua ousadia incomodava, e o conservadorismo venceu: foi expulsa pela própria família, sob o pretexto de proteger a moral local.
Duas décadas depois, Tieta retorna. Não é mais a garota rebelde que foi colocada para fora, mas uma mulher poderosa, rica e determinada. Seu objetivo? Desmascarar a hipocrisia que a condenou, virar o jogo e mostrar a Santana do Agreste que o mundo não pertence aos moralistas de fachada.
Joana Fomm como Perpétua


Perpétua, a irmã mais velha de Tieta, é a personificação da hipocrisia disfarçada de virtude. Foi ela quem, anos atrás, alimentou a indignação do pai contra a caçula, denunciando o comportamento “imoral” de Tieta e provocando sua expulsão de Santana do Agreste. Amargurada e controladora, Perpétua sempre teve prazer em julgar os outros, enquanto escondia suas próprias falhas e segredos por trás de uma fachada religiosa e moralista.
José Mayer como Osnar


Chico Gambino, um dos personagens mais peculiares de Tieta, é dono de terras e criador de cabras, vivendo uma vida simples e marcada por seu jeito bruto e desleixado. Como membro dos chamados “Cavaleiros do Apocalipse” — um grupo de amigos que representam a tradição conservadora e o machismo latente da cidade —, Chico é, ao mesmo tempo, uma figura cômica e emblemática do imaginário sertanejo.
Cássio Gabus Mendes como Ricardo


Ricardo, filho de Perpétua e sobrinho de Tieta, é um jovem dividido entre os desejos do coração e os caminhos impostos pela família. Desde cedo, sua mãe controladora decidiu que ele deveria seguir a vida religiosa, colocando-o no seminário e privando-o da liberdade de viver sua juventude como qualquer rapaz da sua idade. Embora tenha aceitado o destino traçado, Ricardo carrega no olhar a inquietação de quem sonha com algo mais.
Yoná Magalhães como Tonha


Tonha, a segunda esposa de Zé Esteves, é uma mulher de coração bondoso e alma simples.
Com um temperamento dócil e submisso, ela aceitou seu papel como esposa e mãe em uma casa dominada pela rigidez do marido. Pouco mais velha que Tieta, Tonha sempre teve um carinho especial pela enteada, sendo sua única amiga verdadeira em meio ao ambiente opressivo da família.
Outros atores:
- Arlete Salles como Carmosina dos Anjos
- Luciana Braga como Maria Imaculada
- Ary Fontoura como Coronel Artur da Tapitanga
- Marcos Paulo comoArtur da Tapitanga Filho (Arturzinho) / Mirko Stéphano
- Tássia Camargo como Elisa Esteves D’Alemberti
- Paulo Betti como Timóteo D’Alemberti
- Sebastião Vasconcelos como José Esteves (Zé Esteves)
- Françoise Forton como Helena Trindade
- Luíza Tomé como Carolina Fazin (Carol)
- Armando Bógus como Modesto Pires
Autor


A novela Tieta é uma adaptação livre do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, trazendo para a televisão a rica e fascinante história da personagem homônima. A adaptação foi realizada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, que trabalharam juntos para transformar o universo do livro em uma trama televisiva de grande sucesso.
Aguinaldo Silva, o principal autor da novela, é famoso por várias novelas de sucesso na Globo. Senhora do Destino, A Indomada, Império e Porto dos Milagres são exemplos de trama do dramaturgo que foram sucesso de audiência, consolidando-o num dos maiores escritores de novelas do canal carioca.
Trilha sonora
Lançadas em 1989, as duas trilhas originais, Tieta e Tieta 2, apresentaram uma seleção de músicas que iam do popular ao regional, capturando a essência do Nordeste e as emoções que permeavam a narrativa da novela.




