Com direção de Zack Snyder, o longa-metragem adaptou os icônicos quadrinhos publicados por Alan Moore e Dave Gibbons.
Em março de 2009, Zack Snyder levou aos cinemas, Watchmen, um longa-metragem baseado nos lendários quadrinhos publicados por Alan Moore e Dave Gibbons. Considerado de difícil adaptação, o filme é um dos melhores trabalhos de Snyder frente ao gênero dos super-heróis – responsável por arrancar elogios, inclusive, de Christopher Nolan.
Segundo um artigo de 2023 do The Hollywood Reporter, Nolan é um grande fã de Watchmen, e o considera uma das melhores adaptações de HQ já feitas. Vale lembrar que, após lançado, Watchmen teve um resultado decepcionante nas bilheterias, mas acabou conquistando uma parcela fiel de fãs – e com bastante mérito.
“Sempre acreditei que Watchmen estava à frente de seu tempo”, colocou Nolan. “A ideia de uma equipe de super-heróis, que o filme subverte de forma tão brilhante, ainda não existia no cinema. Teria sido fascinante vê-lo lançado depois de Os Vingadores”, acrescentou.
Para quem não conhece, Watchmen mergulha na vida de Rorschach, um vigilante que continua ativo mesmo após uma lei que proíbe a atividade de mascarados no combate ao crime. Quando um ex-herói é assassinado, nosso protagonista reúne antigos amigos para investigar o ocorrido, descobrindo uma vasta conspiração ligada ao passado do grupo.
Com roteiro de David Hayter e Alex Tse, o longa contou com um elenco de peso composto por Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Malin Åkerman, Carla Gugino, Billy Crudup e Jeffrey Dean Morgan. Em 2019, a HBO Max lançou uma série homônima que dá continuidade aos eventos da HQ.




