Ambientado entre o primeiro e o segundo filme, o décimo filme da saga é o mais bem avaliado pela crítica.
Já se passaram quase 20 anos desde que nasceu uma das sagas de terror mais longas e prolíficas do cinema. Naquela época, quase ninguém lhe dava uma chance, mas o jovem e inexperiente James Wan conseguiu lançar o que se tornaria seu filme de estreia com um orçamento de apenas 30 mil dólares — que depois cresceu para 1 milhão de dólares — sem saber que estava criando uma franquia de sucesso que acabaria arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo.
Inspirado pelo sucesso de outros filmes de baixo orçamento que conseguiram surpreender o público e a crítica, como Pi, de Darren Aronofsky, ou o mundialmente famoso A Bruxa de Blair, o homem hoje considerado um dos mestres do terror na indústria cinematográfica surpreendeu a todos com a primeira parte de Jogos Mortais, um filme de terror psicológico que não passou despercebido por sua crueldade e por sua reviravolta final, agora mundialmente famosa, que a maioria das pessoas não esperava.
Hoje no streaming: O início do maior universo do terror com 10 filmes que arrecadaram mais de 2 bilhões de dólares
Com um curta que encapsulava o coração do filme, Jogos Mortais conseguiu convencer um jovem produtor, tornou-se o primeiro filme da Twisted Pictures, arrecadou 100 milhões de dólares no mundo todo e deu origem a uma franquia que, 20 anos depois, lançou seu décimo filme: Jogos Mortais X.
Após o primeiro filme, a franquia foi construída em torno da figura de John “Puzzle” Kramer, um assassino que escolhe suas vítimas pelos seus pecados e as coloca em situações de vida ou morte, nas quais elas devem fazer escolhas dolorosas e aparentemente impossíveis se quiserem salvar suas vidas. Assim, cada sequência se desafiava a ser ainda mais sangrenta e violenta que a anterior, o que, por sua vez, acabou atraindo sua fiel base de fãs ao redor do mundo.
É, portanto, bastante inesperado que sua décima parte, dirigida por Kevin Greutert, tenha surpreendido a todos ao se tornar um dos melhores filmes da franquia justamente quando a saga parecia mortalmente ferida após o fracasso de Espiral – O Legado dos Jogos Mortais em 2021.
E foi o que aconteceu. Lançado em setembro de 2023, Jogos Mortais X foi e continua sendo o filme mais bem avaliado da saga, acima até mesmo do primeiro, no Rotten Tomatoes, onde conta com 80% de avaliações positivas — em comparação com 50% do primeiro filme, que é o segundo da lista — por parte da crítica, que o elogia bastante e destaca que ele conseguiu o mais difícil: revitalizar a franquia!
Nesta nova sequência, John Kramer (Tobin Bell), o impiedoso assassino Jigsaw — criador dos sádicos jogos de sobrevivência — está muito doente e em busca de uma cura milagrosa. Ele decide, então, viajar para o México após ouvir falar de um inovador procedimento médico que, além de experimental, também é muito arriscado.
Disposto a tentar a sorte, Kramer parte rumo à cura. Porém, ao chegar a seu destino, se depara com um ambiente macabro, e descobre que toda a operação é uma farsa para enganar pessoas vulneráveis. Agora armado com um novo propósito, o infame serial killer usará armadilhas insanas e engenhosas para virar o jogo contra os vigaristas, relembrando o motivo de ser conhecido como o terrível vilão Jigsaw.
Jogos Mortais X está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.




