+ Postagens

Nem Três Graças, nem Amor à Vida: A primeira novela das 9 a colocar São Paulo no centro da história foi um sucesso estrondoso – Notícias Visto na Web

Exibida originalmente há 35 anos, a trama retornará em breve ao Vale a Pena Ver de Novo e marcou um importante capítulo na teledramaturgia brasileira.

Inúmeras novelas já ocuparam o horário nobre, e diferentes regiões do Brasil foram destaque na telinha. Como as principais instalações da TV Globo, a maior produtora do gênero no país, ficam no Rio de Janeiro, a capital fluminense sempre foi a escolha mais prática. Mas algumas tramas também se passaram em outras cidades e até no exterior.

O que poucos sabem é que São Paulo, apesar de ser a maior cidade brasileira em população , demorou (e muito) para ser o ponto central de uma novela das 21h ou 20h. Esse marco só aconteceu na década de 1990, em um sucesso de audiência.

Escrita pelo paulistano Silvio de Abreu, a história retrata o universo dos novos-ricos e da elite decadente da cidade e, em breve, substituirá A Viagem (1994) no Vale a Pena Ver de Novo. Já sabe de qual novela estamos falando?

Sucesso de volta à Globo

Rainha da Sucata foi a primeira novela das 20h/21h a ter São Paulo como cenário central. Até então, as histórias do horário se passavam no Rio de Janeiro ou em cidades fictícias do interior. Silvio de Abreu, que na época estreava no horário nobre, já tinha como marca registrada ambientar suas novelas das 19h na capital paulista.

Na trama, diversos pontos da cidade foram retratados, como a Avenida Paulista, onde ficava o prédio da empresa de Maria do Carmo (Regina Duarte); a mansão dos Figueroa, no Jardim Europa; e o bairro de Santana, onde moravam alguns personagens.

Divulgação/TV Globo

A aposta deu tão certo que, nos anos seguintes, o novelista repetiu a ambientação na metrópole em outras novelas que assinou na mesma faixa, como A Próxima Vítima (1995), Torre de Babel (1998), Belíssima (2005) e Passione (2010).

Uma curiosidade é, que das 16 novelas que Silvio de Abreu foi autor principal, na Tupi, Globo e SBT, 15 foram ambientadas em São Paulo. “Só uma, a Pecado Rasgado (1978), se passava no Rio. Foi justamente a que menos me agradou”, afirmou em entrevista ao Estadão.

Nem América, nem Avenida Brasil: A novela de maior audiência deste século trouxe uma das melhores personagens de todos os tempos

O feito abriu portas para que outros autores soltassem a criatividade e também ambientassem suas tramas em São Paulo, como é o caso de Amor à Vida (2013), de Walcyr Carrasco, e A Favorita (2008), de João Emanuel Carneiro.

A atual novela das 21h, Três Graças, de Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva, também se passa na cidade. A trama estabelece um paralelo entre a periferia e a área nobre de São Paulo, explorando as nuances do estilo de vida das diferentes classes sociais.

Rainha da Sucata estreia no dia 3 de novembro, no Vale a Pena Ver de Novo. Além disso, a produção está disponível para assinantes do Globoplay.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: