Não deixe de assistir uma obra verdadeiramente única, liderada por Ethan Hawke e Patricia Arquette.
Em 2014, Richard Linklater causou sensação com Boyhood – Da Infância À Juventude. Por quê? Porque este filme é o resultado de um desafio insano: durante 12 anos, o cineasta reuniu os mesmos atores e a mesma equipe técnica para contar uma história sobre família e a passagem do tempo.
Acompanhamos o jovem Mason (Ellar Coltrane) desde os seis anos de idade até os seus 18 anos, vivendo com a irmã e a mãe, separado do pai. As mudanças, os amigos, o início da escola, as primeiras emoções, as pequenas coisas e as grandes decisões que pontuam sua juventude e o preparam para se tornar um adulto.
Boyhood, que merecidamente ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Cinema de Berlim, é realmente um filme como nenhum outro. Uma experiência cinematográfica única e emocionante, uma obra comovente que oscila entre o documentário e o experimental.
Para este filme um tanto vertiginoso que toca o universal, Richard Linklater reencontrou seu fiel cúmplice Ethan Hawke, que ele já havia dirigido na trilogia Antes (Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite). Também encontramos no elenco Patricia Arquette, o jovem Ellar Coltrane, em torno do qual a história se centra, assim como Lorelei Linklater, a própria filha do cineasta.
Prime Video
Embora Boyhood não tivesse um roteiro ou diálogos pré-estabelecidos, o enredo do filme seguia um “plano estrutural” preciso. Todos os anos, Richard Linklater reunia seus atores duas semanas antes das filmagens para prepará-los e, então, durante um período de no máximo quatro dias, gravava segmentos curtos de 10 a 15 minutos.
As falas eram escritas ao longo do tempo, dependendo da direção que os atores estavam tomando e da evolução dos personagens. A cena da formatura, por exemplo, era escrita no dia da filmagem. Por fim, o filme só era editado quando a última cena fosse filmada.
Um filme fascinante aclamado pelo AdoroCinema
Ao filmar Boyhood ao longo de 12 anos, Linklater queria explorar não apenas a noção de tempo, mas também a evolução da cultura e os diversos avanços tecnológicos. Podemos, assim, encontrar alusões à saga Harry Potter ou aos diferentes episódios de Star Wars, sendo a trilha sonora do filme composta, seguindo essa lógica, por faixas lançadas entre 2002 e 2013.
Elogiado pelos espectadores e pela crítica do AdoroCinema, com notas médias lisonjeiras de 4,3 e 5 estrelas, respectivamente, o fascinante Boyhood não deixará você indiferente, isso é certo. Então, não hesite um segundo e comece a assistir a este filme extraordinário disponível no Prime Video!