Os responsáveis pelo blockbuster da Marvel deveriam ter todos os detalhes sob controle. Mas os fãs atentos não deixaram escapar duas armadilhas!
Muitos fãs consideram Vingadores: Ultimato um final magistral para a Saga do Infinito — emocionante, espetacular e bem pensado. Mas, ao olhar mais de perto, essa imagem impecável se desfaz: a jornada no tempo, elemento central do filme, repousa sobre uma base frágil.
A falha da partícula Pym
Como o filme explica, existe apenas um número limitado de Partículas Pym, já que seu criador, Hank Pym (Michael Douglas), não existe mais. Cada salto no tempo — como o próprio filme enfatiza — deve, portanto, ser cuidadosamente calculado.
Mas então o Homem-Formiga (Paul Rudd) chega. Apesar do suprimento limitado de Partículas Pym, ele é visto encolhendo e crescendo várias vezes no filme — uma habilidade também baseada nas partículas raras. Essa ação aparentemente inofensiva contradiz diretamente a dramática escassez enfatizada anteriormente.
Marvel Studios
Parece que a regra foi criada apenas para aumentar a tensão — não para resistir a um exame mais detalhado. Qualquer um que se debata na densa teia da lógica da viagem no tempo inevitavelmente encontrará essa inconsistência.
Nova Asgard? Parece mais a Velha Escócia!
Outro erro que apareceu no filme finalizado só é perceptível para quem tem um olhar local: em uma cena, Hulk (Mark Ruffalo) viaja para “Nova Asgard”, que fica oficialmente em solo norueguês, especificamente em Tønsberg. Mas, embora a câmera mostre paisagens idílicas, detalhes como placas de carros e números de telefone revelam rapidamente que a cena foi filmada na Escócia.
É verdade que as cenas filmadas na Escócia são lindas e atmosféricas. Mas a diferença é perceptível — especialmente para os espectadores que sabem como é uma placa de carro norueguesa.

Marvel Studios
Se você considera isso irrelevante ou descuidado em um blockbuster dessa magnitude é algo que cada um precisa decidir por si mesmo. Os filmes da Marvel prosperam com sua atenção aos detalhes, especialmente em um filme onde tantas pontas soltas se juntam. Mas mesmo um projeto gigantesco como Vingadores: Ultimato não está imune a esses detalhes passarem despercebidos.
Será que as coisas serão diferentes com Vingadores: Doomsday? O novo blockbuster do MCU chega aos cinemas em 16 de dezembro de 2026 e provavelmente contará com estrelas carimbadas da Marvel.