Uma verdadeira pena que tenha sido um tremendo fracasso de bilheteria.
Foram muitos os filmes que tentaram seguir a esteira do sucesso de Matrix com sorte desigual. É óbvio que nenhum deles conseguiu alcançar a mesma popularidade que o aclamado longa protagonizado por Keanu Reeves, mas há um pelo qual sempre tive uma especial fraqueza. Estreou em 2002 e se chama Equilibrium.
Escrito e dirigido por Kurt Wimmer, Equilibrium não é um filme que pudesse se permitir muitos luxos, já que mal se dispunha de 20 milhões de dólares para colocar em imagens um roteiro ambicioso. Além disso, a maioria foi conseguida através de um programa de incentivos fiscais holandês pelo fato de Jan de Bont ser um de seus produtores.
Fracasso injusto
Coincidência ou não, o projeto foi anunciado oficialmente pouco mais de três meses depois que Matrix começou a arrasar nas salas dos Estados Unidos. No entanto, sua estreia não aconteceu até dezembro de 2002 e o fracasso nas bilheterias foi tremendo: 5 milhões de arrecadação mundial contra um orçamento de 20.
De fato, em alguns lugares do globo nem chegou a estrear nos cinemas, o que levou a que durante um tempo fosse o protótipo perfeito de filme que as pessoas iam descobrindo graças aos programas de download que tanta popularidade tiveram durante a primeira década deste século. Com o tempo, acabou tendo uma edições físicas.
Esclarecido tudo isso, o realmente importante sobre Equilibrium é que se trata de um alucinante filme de ficção científica que talvez misture elementos de muitas fontes – aplicando pelo caminho o filtro de Matrix mas sem os mesmos recursos. Entendo que isso possa provocar certa rejeição, mas para mim é um fator chave para enriquecer o resultado final.
Blue Tulip
Liderado por um convincente Christian Bale, Equilibrium também é uma ficção científica com uma inegável força visual, resultado direto do bom trabalho por trás das câmeras de Wimmer. É verdade que teria sido ótimo ter mais dinheiro, mas ele consegue que as limitações joguem a seu favor para oferecer um espetáculo único em sua espécie.
Se você desenvolveu alergia a assistir filmes na TV e não considera nenhuma alternativa ao conforto do streaming, tenho boas notícias: Equilibrium está disponível no catálogo da Netflix no Brasil. Você pode aproveitar o fim de semana para assistir a este filme incrível na plataforma.