O autor de títulos como O Iluminado resolveu tirar seus próprios filmes da lista para tornar o julgamento mais justo.
Stephen King, um dos autores mais conhecidos da literatura de terror, divulgou nesta segunda-feira (8) sua lista com os dez melhores filmes de todos os tempos. A seleção, feita em publicação na rede social X, chamou atenção não apenas pelas escolhas, mas também por algumas ausências.
Logo de início, o escritor deixou claro que não incluiria adaptações de suas próprias obras. Louca Obsessão, Um Sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre e Conta Comigo ficaram de fora por decisão do próprio King. Ainda assim, muitos seguidores estranharam a ausência de um título específico.
“O melhor filme de todos é O Iluminado”, escreveu um usuário, lembrando a adaptação de Stanley Kubrick. Apesar de ser considerada uma das produções mais influentes do gênero, King nunca escondeu seu descontentamento com a versão para o cinema e com a atuação de Jack Nicholson no papel de Jack Torrance.
Em entrevista concedida ao Deadline em 2016, o escritor explicou: “Acho que O Iluminado é um filme bonito e que tem uma aparência incrível e, como já disse antes, é como um grande e belo Cadillac sem motor dentro dele. Nesse sentido, quando estreou, muitas das críticas não foram muito favoráveis e eu fui um desses críticos. Fiquei em silêncio na época, mas não gostei muito.”
Além dessa polêmica, outros comentários cobraram a ausência de qualquer título da saga Star Wars, franquia que marcou gerações e costuma aparecer em listas semelhantes.
Já os filmes escolhidos por King revelam um gosto variado, que vai do clássico ao contemporâneo. Sem ordem específica, ele destacou alguns. Confira abaixo os 10 filmes favoritos de Stephen King.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau
Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela idéia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET’s. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.
O AdoroCinema avaliou o filme com 4 (de cinco) estrelas. “Em termos de espetáculo, justamente, o projeto impressiona pelo uso potente de trilha sonora, de ruídos de todos os tipos, montagem acelerada, iluminação expressiva e sem ambiguidades. Os efeitos especiais são impressionantes para a era pré-digital. Além disso, a quantidade generosa de humor garante o selo ‘para toda a família’, indispensável aos blockbusters.”
O Comboio do Medo
O Comboio do Medo se passa em uma selva africana, onde um grupo de voluntários trabalha em uma companhia de petróleo. No entanto, uma torre de perfuração é incendiada, ameaçando incinerar toda a região. A solução é mandar um grupo de homens para o local com um carregamento de explosivos para conter o fogo.
Liderados por Jackie Scanlon (Roy Scheider), o grupo terá de transportar os explosivos por mais de 200 milhas, em território selvagem, utilizando dois caminhões velhos.
O Poderoso Chefão 2
Paramount Pictures
Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) e manter sua esposa e filhos.
Enquanto isso, um legado de família que vai até os enormes negócios que nos anos 50 são controlados pelo caçula, Michael Corleone (Al Pacino). Agora baseado em Lago Tahoe, Michael planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como estão tentando matá-lo.
Crescentemente paranoico, Michael também descobre que sua ambição acabou com seu casamento com Kay (Diane Keaton) e até mesmo seu irmão Fredo (John Cazale) o traiu. Escapando de uma acusação federal, Michael concentra sua atenção para lidar com os seus inimigos.
Os Implacáveis
Numa penitenciária do Texas, Carter McCoy (Steve McQueen) cumpre pena de 10 anos por assalto a mão armada. Após quatro anos, ele recebe liberdade condicional e acaba envolvido novamente em outro crime, ao lado de sua esposa.
Feitiço do Tempo
Em Feitiço do Tempo, um repórter de televisão que faz previsões de meteorologia vai a uma pequena cidade fazer uma matéria especial sobre o celebrado “Dia da marmota”. Pretendendo ir embora o mais rapidamente possível, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, condenado a vivenciar para sempre os eventos daquele dia.
Casablanca

Warner Bros.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região.
Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.
O Tesouro de Sierra Madre
México, 1925. Dobbs (Humphrey Bogart) e Curtin (Tim Holt) foram tentar a sorte no país, mas as coisas não deram tão certo. Howard (Walter Huston), um velho minerador, convence os dois a juntarem-se a ele na procura por ouro. O grupo enfrenta enormes dificuldades, os três não conseguem se entendem e são ameaçados por bandidos, mas o principal fator que pode realmente impedir o sucesso da empreitada é a ganância.
Tubarão
Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão-branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
Caminhos Perigosos
Em Caminhos Perigosos, Charlie (Harvey Keitel) trabalha ao lado do tio, um mafioso respeitado, coletando pagamentos e realizando cobranças. Ele enfrenta o descontentamento de sua família, devido ao relacionamento que mantém com Teresa (Amy Robinson). Charlie, na verdade, não nasceu para o crime e deseja iniciar vida nova ao lado da namorada. Só que Johnny Boy (Robert De Niro), seu melhor amigo, o mete em uma enrascada quando se recusa a pagar uma dívida de jogo.
Pacto de Sangue
Em Pacto de Sangue, Walter Neff (Fred MacMurray) é induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia — e também em condições específicas que façam o seguro de vida pagar em dobro (no caso, 100 mil dólares).