Hugh Jackman deu vida ao icônico Wolverine por mais de 20 anos, participando de nove filmes. Sua estreia como o personagem aconteceu em 2000, no longa X-Men.
Muita gente afirma que o Amigão da Vizinhança Homem-Aranha é o personagem mais querido da Marvel, mas o Wolverine, com sua personalidade ranzinza e habilidades excepcionais, também ocupa um lugar especial no coração dos fãs.
Seja pelos filmes estrelados por Hugh Jackman ou pelas HQs, é inegável que Logan é um dos favoritos. Basta lembrar o sucesso que Deadpool & Wolverine fez em 2024. É correto dizer que, seu status de quase imortal também é um dos aspectos mais discutidos.
Afinal, Wolverine é mesmo imortal?
20th century Fox / Marvel Entertainment
Desde sua infância marcada por uma saúde frágil até o momento em que descobre seus poderes mutantes e suas garras ósseas, Logan teve uma trajetória repleta de desafios. Porém, foi por meio do projeto Arma X que ele ganhou suas icônicas garras de adamantium, tornando-se uma máquina de combate praticamente imbatível.
A partir desse experimento, Logan passou a ter uma longevidade fora do comum, com a regeneração celular concedida pelo fator de cura, que pode prolongar sua vida por até 500 anos. No entanto, essa habilidade tem um preço: o adamantium, que o torna mais forte, também é venenoso para seu corpo, como vemos no filme Logan, onde ele sofre profundamente com esse conflito.
“Eu quero chutar a bunda dele”: Hugh Jackman deseja o próximo crossover do MCU e ele provavelmente realizará seu desejo
Nas HQs, a questão da imortalidade de Wolverine é constantemente debatida. Ele sobreviveu a eventos históricos como as Guerras Mundiais, o bombardeio de Hiroshima e até ao ataque de Magneto, que arrancou o adamantium de seu corpo – exibido recentemente em X-Men ’97. Em tramas ainda mais extremas, Logan escapou do estômago do Hulk e foi partido ao meio, mas, como sempre, conseguiu sobreviver. Sua regeneração quase ilimitada lhe confere uma aparência de invencibilidade.
Porém, nem tudo é invulnerabilidade. Em algumas histórias, como as que envolvem os vilões Phaedra e Lazaer, Wolverine chega perto de perder sua alma. Isso prova que, mesmo sendo um dos mutantes mais poderosos, ele não está imune a finais trágicos.
Marvel Comics
Afinal, como Stan Lee já disse: “Sempre me perguntam: Quem venceria em uma luta? … É tão simples, qualquer um deveria saber disso. A pessoa que venceria em uma luta é a pessoa que o roteirista quer que vença!” (via Comic Book Movie).
Portanto, a imortalidade de Wolverine não é absoluta. Ela depende das escolhas narrativas dos roteiristas. Logan pode, sim, viver por séculos, mas um dia, ele poderá encontrar seu fim — se os roteiristas assim decidirem. Até lá, ele continuará desafiando as leis da sobrevivência, mostrando que, para o mutante, o impossível é apenas mais uma luta a ser vencida.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!




