Mesmo com tantos anos de vida dedicados à Dragon Ball, Akira Toriyama ficou satisfeito com apenas um desenho que fez.
Além de ser o cérebro por trás de uma obra de sucesso como Dragon Ball, não podemos esquecer que Akira Toriyama também é o artista por trás de todos os designs e cenários da série. A verdade é que, por mais de dez anos, o mangaká se dedicou a entregar, semana após semana, a melhor série shonen. No entanto, de todo o seu trabalho, há apenas um desenho que realmente agrada ao autor.
A única ilustração de Dragon Ball da qual Toriyama se orgulhava
Dragon Ball começou a ser serializado na revista Weekly Shonen Jump em 1984 e concluiu sua publicação em 1995. Ao longo desses onze anos, Akira Toriyama criou milhares de ilustrações para o mangá, incluindo mais de 7 mil páginas compiladas em 42 volumes tankobon. Além disso, há centenas de capas, esboços e artes promocionais. Surpreendentemente, de toda essa vasta produção artística, o próprio autor está completamente satisfeito apenas com uma ilustração em particular.
A ilustração em questão retrata Goku e Gohan pilotando uma máquina futurista semelhante a uma motocicleta, um design que poderia ser descrito como uma Harley Davidson com pernas. Esta arte foi criada em 1990 como capa do livro de arte “The World”, de Akira Toriyama, e posteriormente usada em cartões telefônicos. Em uma entrevista incluída em Dragon Ball Daizenshuu 1: Complete Illustrations, Toriyama declarou:
Esta é a única ilustração com a qual posso dizer que estou satisfeito. Tanto a cor quanto a composição ficaram boas
Bird Studio/Shueisha
Na imagem, Goku e Gohan ostentam trajes nada convencionais, bem distantes de seus icônicos uniformes de combate. Ambos podem ser vistos pilotando o veículo, alegremente, uma mistura de sonhos febris de ficção científica e os veículos que Toriyama tanto amava. A rica paleta de cores foi criada com aquarelas; tons frios se destacam em contraste. Outro ponto que vale a pena destacar: a composição tem uma abordagem em grande escala que destaca os detalhes do veículo — o verdadeiro deleite desta ilustração.
Esta ilustração pode ser tão especial para Toriyama porque captura uma sensação de liberdade e nostalgia, algo que transcende a ação e a aventura que caracterizam a série. A alegria e a conexão entre Goku e Gohan refletem um momento de pausa, de simples prazer, e lembremos que, naquela época, o pequeno Sasuke Toriyama, filho do mangaká, tinha pouco mais de três anos, então poderia muito bem refletir essa projeção mental do pai em relação ao filho.
Como você pode ver, a predileção de Akira Toriyama por esta ilustração, considerando seu incrível e extenso trabalho dedicado a Dragon Ball, é fascinante. O mangaká viu algo nesta arte que certamente escapa à nossa compreensão, e cada um terá sua própria interpretação da obra e do que o autor viu nela – quem sabe lembrou do filho quando a viu.




