Nolan fez um dos melhores filmes de guerra dos últimos anos com Dunkirk e sua inspiração é um clássico que não foi superado até hoje.
Para muitos fãs e críticos, Christopher Nolan fez de Dunkirk, lançado em 2017, um dos melhores filmes de guerra da última década. No AdoroCinema, o filme tem excelente avaliação de 4,1/5 estrelas dos usuários em nosso site, uma grande experiência cinematográfica em todos os sentidos com um toque inconfundível de Nolan.
O diretor vencedor do Oscar por Oppenheimer sempre enfatizou que vê Dunkirk menos como um clássico filme de guerra e mais como um suspense e uma história de sobrevivência. No entanto, há um clássico indiscutível do gênero que teve uma enorme influência sobre ele: Estou falando da primeira (e melhor) adaptação cinematográfica de Sem Novidade no Front, lançada em 1930 sob a direção de Lewis Milestone.
Assim como o famoso romance semiautobiográfico de Erich Maria Remarque, o filme é sobre um grupo de jovens soldados que entram com entusiasmo na Primeira Guerra Mundial – e logo são confrontados com a insensatez e a crueldade da guerra.
Em 1930, aconteceram dois Oscars – no segundo, Sem Novidade no Front emergiu como o grande vencedor com dois prêmios importantes (Melhor Diretor e Melhor Filme).
Para marcar o lançamento de Dunkirk, Nolan exibiu vários filmes que o inspiraram na realização de seu intenso filme de guerra no BFI Southbank Cinema de Londres. Neste contexto também exibiu Sem Novidade no Front e falou sobre o filme:
Revisitando esta obra-prima do cinema de guerra, é difícil não concordar que a intensidade e o horror nunca foram superados. Para mim, o filme demonstra o poder de resistir à convenção de encontrar significado e lógica no destino individual
O material foi filmado mais duas vezes: Em 1979 como filme para televisão de Delbert Mann e em 2022 sob a direção de Edward Berger. A produção da Netflix, Nada de Novo no Front, levou para casa quatro Oscars, incluindo Melhor Filme Internacional – mas o original de Milestone permanece incomparável mesmo 95 anos depois.
Nolan estaria disposto a fazer outro filme de guerra? Seu colega diretor Quentin Tarantino tem a sugestão certa para isso, como você pode ler no artigo a seguir:
“Seria incrível ver a versão dele”: Quentin Tarantino quer que Christopher Nolan refaça este clássico do filme de guerra
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.




