Mais de 20 anos depois, longa segue irretocável como uma das melhores produções de Hollywood.
Um dos grandes méritos de um serviço de streaming é a possibilidade de encontrar grandes obras do passado a poucos cliques (e um controle na mão). Com a Netflix, que detém certa soberania no meio através de sua longevidade e pluralidade de produções, é possível encontrar dramas, comédias, thrillers e muitos outros tipos de jornadas cinematográficas que se tornaram grandes clássicos.
Estrelado por Richard Gere ao lado de estrelas como Queen Latifah, Taye Diggs, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones, Chicago é um destes filmes, com seu irresistível enredo, difícil de desprender os olhos desde os seus primeiros minutos.
Como uma das joias disponíveis no serviço de streaming, o filme é descrito como “uma adaptação empolgante e energética do musical da Broadway”, o longa que recebe 87% de aprovação do Rotten Tomatoes ainda carrega o status de um “puro espetáculo” com “um nível surpreendente de profundidade e humor” pelo consenso da crítica.
Qual é a história de Chicago?
Miramax Films
Thunderbolts*: Filme da Marvel reúne casal de uma das melhores séries de ficção científica da Netflix
Na trama, Catherine Zeta-Jones interpreta Velma Kelly, uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, ela entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação.
Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso, a aspirante a cantora Roxie Hart (Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais.
Na Netflix: Só tem 8 capítulos e vai te envolver até o final (não assista com crianças na sala)
Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.
Um musical atemporal que levou Richard Gere, banido do Oscar, de volta à cerimônia
O projeto se tornou um fenômeno muito rápido e hoje, mais de 20 anos após sua estreia, segue como referência a filmes musicais. Além disso, o projeto dirigido por Rob Marshall (Memórias de Uma Gueixa) também levou Richard Gere de volta ao Oscar.
Banido da cerimônia desde 1993 por criticar o governo da China por violações a direitos humanos ao povo tibetano, ele retornou em 2003 devido ao sucesso do filme. Sua punição de 20 anos, então, teve um brecha: o artista foi autorizado a participar da noite de gala após Chicago ser indicado a 13 estatuetas de ouro e ganhar 6, incluindo na categoria de Melhor Filme.
Getty Images/Craig Sjodin
Anos depois, em 2013, o ator retornou ao evento ao apresentar a categoria de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original ao lado das outras estrelas do musical Queen Latifah, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones.
Chicago está disponível no catálogo da Netflix.




