+ Postagens

Todos pensavam que Titanic seria o maior fracasso de Hollywood, mas uma aposta arriscada mudou isso – Notícias de cinema

É, até o momento, o quarto filme de maior bilheteria da história, mas houve muitas dúvidas antes do lançamento do primeiro trailer.

Se alguém sabe como fazer um blockbuster, é James Cameron. O cineasta ocupa três dos cinco primeiros lugares na lista dos filmes de maior sucesso de todos os tempos.

Avatar (2009) é o título de maior bilheteria de todos os tempos, com 2,923 bilhões de dólares em todo o mundo, seguido por Vingadores: Ultimato (2019) com 2,799 bilhões, Avatar: O Caminho da Água (2022) com 2,343 bilhões, Titanic (1997) com 2,264 bilhões e Ne Zha 2: O Renascer da Alma (2025) com 2,150 bilhões. Hoje em dia, parece impossível pensar nesses projetos sem seu enorme sucesso, mas todos acreditavam que um deles seria o maior fracasso de Hollywood.

James Cameron quer tornar o universo de Avatar ainda maior – e se inspira em um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos

Titanic, o primeiro sucesso de bilheteria de Cameron, lutou para ganhar a confiança da indústria e do público de que poderia funcionar. Isso é o que o colaborador e produtor de Cameron, Jon Landau, que faleceu em julho do ano passado, revelou em seu livro de memórias, The Bigger Picture: My Blockbuster Life & Lessons Learned Along the Way.

“Para qualquer filme, o primeiro trailer é incrivelmente importante. É a sua melhor chance de cativar o público”, escreveu ele, conforme relatado pela Variety. “Você tem dois minutos e meio para transmitir a história e o clima do filme. Esses 150 segundos são tudo e, como tantas coisas com Titanic, eles se tornaram o tema de uma grande batalha.”

Um trailer diferente e a defesa de Kurt Russell

Não foi uma tarefa fácil resumir a história de três horas e 14 minutos de Titanic, estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, em um vídeo de 90 segundos. A equipe do filme fez um teaser trailer de quatro minutos e, quando o enviaram ao chefe de distribuição e marketing da Paramount — o estúdio e a 20th Century Fox ajudaram a financiar o filme — respondeu: “Estou vomitando nos meus sapatos.”

A Paramount fez outra versão mais curta, mas era uma introdução ao filme que não tinha nada a ver com a história. “Chamamos de trailer de John Woo”, escreve Landau, referindo-se ao diretor de Hong Kong conhecido por seus filmes de ação. “Era tudo cenas aceleradas, música alta, tiros e gritos. Fazia o filme parecer um filme de ação ambientado no Titanic. Não era o nosso filme.”

Isso levou a uma discussão sobre qual trailer usar. “Primeiro houve discussão, depois gritos”, diz Landau. Eles convenceram o estúdio a testar o trailer mais longo na ShoWest, a conferência da Associação Nacional de Proprietários de Cinemas em Las Vegas. A ideia era perfeita: eles poderiam testar a reação dos distribuidores antes de lançá-lo oficialmente para o mundo.

Havia um problema adicional. Os rumores em torno de Titanic na época eram de que seu orçamento era enorme, 200 milhões de dólares, tornando-o o filme mais caro até então. Além disso, o público não estava convencido de que gostaria de ver um filme sobre uma tragédia real ocorrida há 85 anos. A revista Time, por exemplo, publicou uma matéria de capa prevendo que o filme seria um fracasso. Parecia que todos queriam ver como o Titanic afundou. No entanto, uma aposta arriscada — exibir o trailer longo — mudou tudo.

Mais espectadores que Titanic: Este espetáculo de ação está fazendo história no cinema

O ator Kurt Russell, que estava sentado na plateia, defendeu Titanic. “Quando terminou, Kurt Russell disse em voz alta: ‘Eu pagaria 10 dólares só para ver o trailer novamente'”, lembra Landau. “Com isso, obtivemos aprovação especial da Motion Picture Association (MPAA) — os trailers tinham que ter no máximo 150 segundos — para lançar um trailer de quatro minutos e dois segundos para o público em todo o mundo. E daquele dia em diante, todos os artigos negativos sobre o filme terminavam com a ideia de que ele poderia ser realmente bom. Foi um verdadeiro ponto de virada.”

Titanic não só se tornou o quarto filme de maior bilheteria da história do cinema, como também arrebatou o Oscar. Recebeu 14 indicações ao Oscar e venceu 11.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: