+ Postagens

Todas as crianças dos anos 90 cresceram com este filme, mas pouquíssimas se lembram dele 28 anos depois – Notícias de cinema

E somos muitos que pensamos, erroneamente, que se tratava de uma produção da Disney.

Se você cresceu nos anos 90, possivelmente suas opções de entretenimento quando criança dependiam unicamente da Disney e da Dreamworks. E esta última não começou a ser relevante até o início dos anos 2000; antes disso, a grande maioria dos filmes vinha da casa do Mickey Mouse. Por isso, mesmo que você não visse o famosíssimo logo do castelo azul no início da fita VHS, provavelmente pensava que tudo o que via na televisão vinha do mesmo lugar.

Mas acontece que um dos grandes sucessos daquela época, Anastasia, não era animado pela companhia, mas sim resultado de Don Bluth e – atenção – Gary Oldman para a 20th Century Fox, tornando-se o primeiro filme animado que produziram na história. Esta joia de desenho animado acompanhou muitos quando eram pequenos, mas não é tão reivindicada quanto deveria.

Curiosamente, após a fusão da Disney com a Fox, agora Anastasia pertence sim à empresa do Mickey Mouse, então você a tem disponível no catálogo do Disney+.

Em 1916, a família real russa Romanov celebra seu 300º aniversário. Mas o malvado mago Rasputin os amaldiçoa. Apenas a Grã-Duquesa Maria e sua neta Anastasia escapam da revolução que ele desencadeou. Dez anos depois, Dimitri, ex-ajudante de cozinha, observa a semelhança da jovem Anya com a princesa desaparecida. Para receber a recompensa, viaja com ela a Paris para se passar pela neta de Maria.

Uma história cruel para todos os públicos

A verdade é que adaptar a história de Anastasia e da dinastia Romanov para um público infantil era uma ideia um tanto absurda e surgiram várias dúvidas ao longo do processo. O roteiro passou por várias reescritas para encontrar o tom correto e até Carrie Fisher, a icônica princesa Leia, mas também uma roteirista bastante valorizada em Hollywood, colocou a mão na massa para que tudo estivesse equilibrado e fosse adequado para todos os públicos.

Fox Animation Studios

Na realidade, a lenda de Anastasia passou a fazer parte da cultura pop mundial e ao longo dos anos teve muitas adaptações cinematográficas. Uma das mais famosas é o filme de 1956, estrelado por Ingrid Bergman, Yul Brynner e Helen Hayes, que serviu de inspiração para a versão animada. A história de como ela conseguiu sobreviver sempre fascinou audiências de todas as idades, por isso Bluth e Goldman confiavam nela.

Após os esforços de toda a equipe para transformar a lenda em algo infantil, o filme surpreendeu pelo tom sombrio da adaptação, especialmente o arrepiante Rasputin com sua magia verde venenosa. Anastasia arrecadou quase 140 milhões de dólares em bilheteria mundial e continua sendo, quase 30 anos depois, uma joia animada para assistir em família.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: