Ethan Hawke trabalha em Hollywood há mais de 40 anos e, durante esse tempo, participou de diversos filmes memoráveis. No entanto, Gattaca – Experiência Genética ocupa um lugar especial em seu coração.
Embora hoje o filme seja muito amado, a verdade é que foi um fracasso comercial na época, e o próprio ator lembra em uma entrevista que o projeto “foi amplamente ignorado na época de seu lançamento. Foi um sucesso de um só filme. Mal recebeu boas críticas. Na verdade, acho que não recebeu nenhuma nos Estados Unidos.”
Columbia Pictures
No entanto, Gattaca superou essa decepcionante temporada nos cinemas e se tornou um clássico moderno do cinema de ficção científica, mas Ethan Hawke acredita que foi um erro a campanha promocional focar nisso:
Eles o comercializaram como um filme de ficção científica, e as pessoas ficaram decepcionadas porque não tinha nenhuma ação
O ator garante que, para ele, “é um dos melhores filmes de estreia da história”, e “o tempo esteve a favor de Gattaca. As pessoas me perguntam sobre ele com muita frequência”. Além disso, Hawke confessa uma coisa muito especial sobre a trama: “Tem a minha fala favorita que já disse em um filme: ‘I never saved anything for the swim back‘ (Eu nunca guardei nada para o nado de volta)”.
Por fim, ele compara o filme a Sociedade dos Poetas Mortos, dizendo que “também se trata de direitos individuais, do que faz um indivíduo” e ressalta que “é muito raro filmes usarem metáforas ou alegorias. E Gattaca faz isso; estava à frente de seu tempo com toda aquela coisa da engenharia genética.”
Gattaca – Experiência Genética está disponível na asisnatura premium do Prime Video.




