Em sete meses desde o início da participação no projeto “Lean nas Emergências”, do Ministério da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral registrou uma redução de 49% no índice de superlotação da emergência. O hospital recebeu a penúltima visita de consultores da iniciativa na quinta-feira, 31, e na sexta-feira, 1º de agosto.
Desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), a projeto utiliza a Metodologia Lean. A palavra de origem inglesa significa “enxuto” e se relaciona com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos.
É
+
que streaming. É arte, cultura e história.
Entre as melhorias apontadas pela Santa Casa, estão ferramentas tecnológicas, como o kanban online, que auxilia no gerenciamento de pacientes. Além disso, reuniões curtas e periódicas (huddles) são realizadas entre as equipes para o alinhamento de rotinas.
Hospital inaugura espaço para receber pets de pacientes internados em Fortaleza | SAIBA MAIS
Santa Casa de Sobral: reduções são influenciadas pelo projeto ‘Lean nas Emergências’
A Sala de Alta e o Núcleo Interno de Regulação (NIR) também foram estruturados. O NIR é responsável por gerenciar os fluxos de internação e a melhor alocação de leitos e recursos do hospital.
“O Lean é uma metodologia que proporciona mais eficiência à gestão hospitalar. Com processos mais ágeis e organizados, conseguimos girar leitos com mais rapidez e melhorar o acesso dos pacientes, tornando o hospital mais resolutivo”, afirma o diretor técnico da Santa Casa de Sobral, Dr. Ueides Fechine.
Em sua descrição, o projeto aponta como parte de seus resultados a diminuição do tempo de espera no atendimento na porta de emergência e agilidade na busca de leito, incluindo ainda medidas assertivas de gestão e reabastecimento de medicamentos.
A última visita presencial do projeto está prevista para os próximos meses e, até a conclusão do ciclo, são realizados monitoramentos remotos em paralelo.
Doutor José Frota, o “médico perfeito” que dá nome ao maior hospital público do Ceará | LEIA MAIS