Pisque e você já perdeu.
Quando um grande sucesso de bilheteria chega aos cinemas e faz parte de uma franquia ainda maior, muitos fãs hoje em dia ficam animados com as referências secretas a outras histórias. Star Trek é o melhor exemplo disso: desde a década de 1960, a aventura espacial tem sido expandida com novos filmes e séries.
Assim que J.J. Abrams deu nova vida à tripulação da Enterprise nas telonas com o reboot de Star Trek de 2009, rapidamente se espalhou a notícia de que um personagem que não tinha nenhum motivo para estar ali havia se infiltrado no meio da ação de ficção científica: R2-D2, o droide atrevido dos filmes de Star Wars da Lucasfilm.
Por causa de George Lucas, ficamos sem ver uma das melhores personagens de Star Wars nos filmes: A esposa de Luke Skywalker
Eis o esconderijo de R2-D2 nos novos filmes de Star Trek
Abrams introduziu o turista interestelar da franquia em suas excursões da Enterprise duas vezes. Vemos R2-D2 pela primeira vez no prólogo de Star Trek, quando o Capitão Christopher Pike (Bruce Greenwood) e sua tripulação descobrem a gigantesca nave espacial do vilão Nero (Eric Bana). Na extremidade esquerda, o droide de Star Wars se desloca pelo espaço.
Paramount Pictures
A segunda aparição de R2-D2 está escondida em Além da Escuridão – Star Trek, que foi lançado em 2013 e mostra a tripulação, agora liderada pelo Capitão Kirk (Chris Pine), em confronto com seu adversário Khan (Benedict Cumberbatch). Por volta da marca de uma hora e 17 minutos, outra catástrofe espacial devastadora nos aguarda, e o casco da Enterprise é rasgado.
Primeiro, há uma enorme explosão, depois vários gritos, sem dúvida inspirados no lendário grito de Wilhelm. E então, mais uma vez, em meio a todos os destroços, um pequeno droide em forma de domo aparece, tendo acabado de ser arrancado da Enterprise e agora voando pelo espaço.

Paramount Pictures
Star Trek e Star Wars estão oficialmente conectados? A resposta é não. Ambas as franquias existem de forma independente uma da outra em termos de narrativas, mundos e personagens. Em vez disso, as participações especiais de R2-D2 são easter eggs que o diretor adicionou aos filmes por diversão.
Abrams é um fã declarado de Star Wars e, após Além da Escuridão, migrou para a saga estelar criada por George Lucas. Em 2015, ele trouxe Star Wars: O Despertar da Força para os cinemas. Cinco anos depois, dirigiu o último filme da trilogia: Star Wars: A Ascensão Skywalker.
Se quiser conferir as aventuras inesperadas de R2-D2 na imensidão do espaço em Star Trek, os filmes estão disponíveis no Paramount+.