Quentin Tarantino é famoso por sua paixão por westerns spaghetti, mas o diretor de Pulp Fiction também tem um fraco pelos clássicos americanos do gênero.
Todo fã sabe que Quentin Tarantino é um entusiasta de faroestes. Ele já homenageou o estilo não só na trilha sonora de Kill Bill, mas também ao dirigir dois westerns consecutivos: Django Livre e Os Oito Odiados. Embora carreguem sua marca registrada, esses filmes exploram facetas bem distintas do gênero.
Tarantino é especialmente devoto dos spaghetti westerns — não à toa, as composições de Ennio Morricone aparecem com frequência em suas obras. Ele já declarou seu amor pela lendária Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone, e até por produções menos conhecidas, como Por um Caixão Cheio de Dólares. Mas os clássicos de Hollywood também são uma grande inspiração para o criador de Pulp Fiction.
O clássico que conquistou Tarantino
Warner Bros.
Durante uma exibição privada no 60º Festival de Cannes, o diretor falou extensamente sobre sua admiração por John Wayne, ator que moldou o gênero como poucos em filmes como No Tempo das Diligências e Rio Vermelho. Porém, quando o assunto é o favorito absoluto de Tarantino entre as obras do ícone — que faleceu em 1979 —, nenhum título supera Onde Começa o Inferno.
No clássico de 1959, Wayne vive o xerife John Chance, o xerife de uma cidade pequena que tenta manter um preso dentro da cadeia, com a ajuda de dois companheiros, um bêbado e um idoso aleijado. O problema é que o preso é irmão de um poderoso rancheiro, que vai fazer de tudo para ajudar o irmão, inclusive matar quem estiver em seu caminho. É depois de uma morte que o xerife vai aceitar ajuda das pessoas que se ofereceram para lutar contra o pistoleiro da região.
Esta obra-prima inédita há 35 anos é um dos melhores filmes de todos os tempos, segundo Quentin Tarantino
“Já perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme”, confessou Tarantino. “Só lembro da primeira vez, aos cinco anos, com minha bisavó. Nós dois adoramos, mas só entendi sua grandiosidade anos depois, quando conheci o diretor Howard Hawks.”
“Assisti Onde Começa o Inferno e pensei: ‘Peraí, esse é o filme que vi com ela!’. Tem tanta coisa incrível ali… É um dos melhores faroestes, uma das melhores atuações do John Wayne, uma das obras-primas do Hawks — e ainda por cima é daqueles filmes que ficam ainda melhores em grupo.”
O diretor de Cães de Aluguel tem uma explicação para essa classificação: “Alguns filmes fazem você conviver tanto com os personagens que eles viram seus amigos. Essa qualidade é raríssima e geralmente exige longas metragens, porque leva tempo para você ir além da tela e sentir que realmente conhece — e gosta — das pessoas ali retratadas.”
Atualmente, o filme está disponível para aluguel no Prime Video, YouTube e Google Play Filmes.