As mortes destes personagens chocaram os telespectadores.
Protagonistas demitidos, atores que abandonaram suas tramas e até arrependimentos de grandes estrelas são situações que podem acontecer nas novelas. Mas há também outro tema sensível para os fãs em algumas produções: a morte dos protagonistas. Amados ou odiados, não importa – alguns tiveram um fim trágico e pegaram muita gente de surpresa!
Apesar de raro, em alguns folhetins os personagens principais não tiveram finais felizes, e sim desfechos trágicos. Talvez você não se lembre, mas o AdoroCinema refresca sua memória e te mostra protagonistas que morreram ao longo das tramas. Já prepara a pipoca!
Carlão – Pecado Capital (1975)
Reprodução/Globoplay
Carlão (Francisco Cuoco) surpreendeu o público ao morrer no final da trama quando todos menos esperavam. Durante a história, o taxista havia encontrado uma mala cheia de dinheiro no banco de seu carro, que havia sido esquecida por bandidos após um assalto. Ele acabou deixando-a escondida, o que fez com que enfrentasse um dilema moral ao longo da trama.
Tempos após usar a quantia para provar seu valor à sua amada, Lucinha (Betty Faria), ele finalmente decide devolver o dinheiro, acaba sendo vítima de uma armação de Sandoval (Alfredo Murphy), que descobriu seu plano de deixar os cruzeiros em obras do metrô do Centro do Rio de Janeiro. Assim, ele acabou sendo baleado com a mala nas mãos por bandidos.
Diná – A Viagem (1994)

Reprodução/Globoplay
A morte de Diná (Christiane Torloni) chocou os telespectadores por ter acontecido de forma repentina durante o reencontro com sua sobrinha, Bia (Fernanda Rodrigues). Após muito estresse emocional e uma jornada desgastante vivendo o luto pela morte de seu irmão Alexandre (Guilherme Fontes), ela tem seu merecido descanso.
A protagonista sofre um AVC no momento em que abraça Bia, que estava desaparecida. Quando desencarna, ela passa a atuar como um espírito de luz, ajudando a resgatar o irmão, que havia se tornado um espírito obsessor.
Serena e Rafael – Alma Gêmea (2005)

Reprodução/Globoplay
Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin), reencarnação da primeira esposa do personagem, Luna, provam que seu amor supera até as barreiras da vida quando morrem juntos no fim da novela.
Serena já estava debilitada por conta de uma doença no coração quando Cristina (Flávia Alessandra), que queria matá-la, acabou atirando em Rafael. Ao vê-lo gravemente ferido, seu coração não resiste, assim como o do parceiro, e eles acabam seguindo juntos para o plano espiritual.
José Alfredo – Império (2015)

Reprodução/TV Globo
Ao longo da trama, o primogênito de José Alfredo (Alexandre Nero), José Pedro (Caio Blat), sempre demonstrou ciúme de tudo o que o pai dava para os irmãos, principalmente dos privilégios e confiança que Maria Clara (Andreia Horta) recebia. Além disso, ele tinha inveja das conquistas do pai e tudo isso culminou no sequestro da própria irmã, Cristina (Leandra Leal).
Ao fazê-la de refém e pedir toda a fortuna do pai para libertá-la, o Comendador resolve tirar satisfações pessoalmente mas, quando aparece no galpão sem avisar José Pedro, ele se irrita e os dois começam a brigar. Após fingir que estava desmaiado, ele levanta e atira no pai pelas costas enquanto o homem resgatava a filha.
José Leôncio – Pantanal (2022)

Reprodução/TV Globo
José Leôncio (Marcos Palmeira) não andava muito bem de saúde quando decidiu se casar com Filó (Letícia Salles). Pouco tempo depois da festa e da noite de núpcias, ele sofre uma parada cardíaca sozinho em casa. A esposa é a primeira a encontrá-lo, mas pensa que ele está dormindo. Só depois ela nota que Leôncio realmente faleceu.
José Inocêncio – Renascer (1993)

Divulgação/TV Globo
Em Renascer (1993), José Inocêncio (Antonio Fagundes) sofreu a terceira tocaia que foi tanto alertada por Inácia. Após levar quatro tiros de seu inimigo, o coronel Teodoro (Herson Capri), ele passou a usar cadeira de rodas.
Certo tempo depois, ele decidiu ir sozinho até a venda de Norberto (Nelson Xavier) mas, na volta, enfrentou uma chuva muito forte e acabou caindo da cadeira, ficando perdido no meio da mata e sendo encontrado apenas um dia depois.
Ao ver o pai agonizando, João Pedro (Marcos Palmeira) vai ao pé de jequitibá rei e tira o facão que o coronel tinha deixado fincado anos atrás. Quando volta à fazenda, ele mostra o objeto para o pai, que se emociona e, depois, morre nos braços do filho.
Rudá – Mania de Você (2024)

Reprodução/Globoplay
Quando Molina (Rodrigo Lombardi) descobre que Rudá (Nicolas Prattes) sabe que o pai biológico de Mavi (Chay Suede) está vivo, ele decide matá-lo para evitar que Viola (Gabz) descubra o segredo. Foi então que, quando ele tentou encontrar a jovem, Molina e Mércia (Adriana Esteves) o fizeram cair em uma emboscada. Desta forma, o vilão deu um tiro no peito de Rudá.
Josué – Guerreiros do Sol (2025)

Divulgação/TV Globo
Após ter um confronto com policiais liderados por Arduíno (Irandhir Santos), Josué (Thomas Aquino) acaba ficando na mira do irmão, que o mata. Depois disso, Arduíno resolve sequestrar a filha de Josué com Rosa (Isadora Cruz), simula um enterro, e decide criá-la ao lado de Soraia (Carla Salle), como se fosse sua.