+ Postagens

Projeto de envio de cartas para mulheres em tratamento de câncer ganha etapa do Ceará Científico


Alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Dr. José Alves da Silveira, no município de Quixeramobim, a 212,2 km de Fortaleza, ganharam o primeiro lugar na etapa regional do Ceará Científico (CC), com o “Projeto inter (AÇÃO): os plurais de causas singulares”.

O tema do Ceará Científico deste ano foi “Mulheres e Ciências: Caminhos para a Equidade de Gênero”, alinhado ao tema gerador do ano da Secretaria de Educação do Estado: “Equidade de gênero e proteção às mulheres”. A premiação ocorreu no dia 13 de dezembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

É
+
que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar trabalhos em educação científica, de forma que estudantes e professores se envolvam no desenvolvimento de projetos e pesquisas no cotidiano escolar e na participação de eventos científicos, entendendo a prática da pesquisa como um princípio pedagógico e metodológico de troca e de produção de conhecimento.

Projeto vencedor envia cartas a mulheres em tratamento oncológico

O projeto do grupo trabalha com a produção de textos autorais, feitos pelos estudantes, e que são direcionados a mulheres hospitalizadas ou que estão em processo de tratamento médico em quatro hospitais da região.

Participam o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o Hospital Regional Dr Pontes Neto, Instituto Luz e Vida à Pessoa com Câncer e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

“Mais de 500 alunos produziram esses textos e os enviavam às mulheres desses hospitais (…) Os alunos faziam textos com mensagens de força, coragem, alegria e esperança a essas mulheres que estão em um momento vulnerável da vida delas”, relata a orientadora do projeto, Rayane Fernandes, 32.

LEIA TAMBÉM | Cartas para elas: alunos da rede pública escrevem a mulheres com câncer no Ceará

Para Rayane, a sensação da vitória na premiação é o “ressoar de todas as vozes”. “Ressoa a minha voz de criança e dos sonhos que eu tenho, de todas as mulheres que receberam nossas cartas. Inclusive as que não receberam. Ressoa o canto e a expressividade daquelas que vieram antes de nós e daquelas que virão e das que ainda estão aqui”, compartilhou a professora.

Para o estudante Robson Diêgo, 16, a sensação de subir ao pódio no segundo lugar pela categoria estadual é de “amor”. “Amor pelo trabalho realizado, pelas pessoas a quem conheci e mulheres a quem passei a admirar, aos meus companheiros na causa, Rayane e Pedro, e amor pelo resultado”.

“Colher os frutos de uma plantinha que foi regada com muito suor, lágrimas e sorrisos de fato é um sentimento de triunfo e gratidão. Esse foi o melhor trabalho que realizei durante toda a minha vida, até agora.”

O aluno destaca que pretende continuar com a produção de textos, em decorrência do impacto que o contato com as mulheres tiveram em sua vida. “Os relatos de resistência me ensinaram o poder da luta, e me mostraram como existem tantas pessoas cheias de força no mundo, mas infelizmente não são reconhecidas por suas batalhas cotidianas. O projeto não é resumido aos troféus ou às medalhas, sua essência está na ação. Por isso desejo levar esse trabalho social para o meu futuro”.

Diêgo compartilha que, futuramente, quer se formar na área jurídica, onde poderá “ser uma pessoa capaz de acolher e trabalhar para erguer as vozes injustiçadas socialmente”, finaliza.

Já o aluno Pedro Lucas, 16, compartilha que se sente extremamente feliz pela colocação do grupo. “É uma vitória muito grande para nossa escola. Com certeza pretendemos continuar com os textos e com o projeto”.

O aluno confessa que pretende seguir nas áreas do jornalismo ou psicologia. “Acho que são duas áreas que sinto que me encontrei. [São áreas] que eu tento colocar nos meus trabalhos e seguir um pouco da comunicação, na parte da escrita”, finaliza.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: