Todos conhecem o Batman que mantém a lei e a ordem nas ruas de Gotham City. Mas a versão que vemos aqui é completamente diferente.
Um dos atrativos dos quadrinhos é que eles permitem diferentes interpretações dos personagens. A graphic novel Batman: Gotham By Gaslight tornou-se lendária, mostrando o Cavaleiro das Trevas em combate com Jack, o Estripador, no século XIX. Os filmes de animação da DC há muito tempo se interessam por esses conceitos – e agora surge o maior projeto nesse campo até hoje.
O filme original, não relacionado, Aztec Batman: Clash of Empires ambienta a mitologia do Batman na época do Império Asteca. O projeto deve receber um grande impulso, especialmente no México, onde será lançado em setembro de 2025. O trailer foi exibido exclusivamente por lá antes de todas as sessões de Superman, de James Gunn. Nos EUA, porém, o lançamento acontecerá simultaneamente em VOD. No momento, não há detalhes sobre a chegada no Brasil.
Esta é a história de Aztec Batman: Clash of Empires
Prime Video
O menino asteca Yohualli Coatl testemunha o assassinato de seu pai e chefe da aldeia, Toltecatzin, por conquistadores espanhóis. Ele consegue escapar para a capital, Tenochtitlan. Lá, ele não apenas alerta o governante Montezuma e seu sacerdote Yoka sobre o perigo representado pela aproximação dos invasores estrangeiros, como também inicia seu próprio treinamento no templo do deus morcego Tzinacán, desenvolvendo equipamentos e armas para se preparar para a luta contra os invasores espanhóis.
Seu objetivo é claro: sob a identidade secreta de Batman, ele busca vingança. O principal alvo de Yohualli é Hernán Cortés, o homem responsável pela morte de seu pai e apelidado de Duas-Caras por ter metade de seu rosto desfigurado (obra da Mulher-Gato). Mas o perigo também ameaça do lado de dentro: o sacerdote Yoka está convencido de que os deuses estão exigindo cada vez mais sacrifícios humanos dele para proteger o povo asteca – e o sacerdote, que, não por coincidência, lembra o lendário vilão do Batman, Coringa, quando pronuncia seu nome em voz alta, está cada vez mais enlouquecido.
Aztec Batman: Clash of Empires foi realizado pela DC Studios e pelo departamento de animação da Warner em conjunto com a Ánima, um dos maiores estúdios de animação do México, que já criou inúmeros longas-metragens e séries de TV. O filme foi dirigido por Juan Meza-León, que possui vasta experiência como artista de storyboard em uma ampla variedade de projetos e também dirigiu episódios de séries como Rick e Morty, As Tartarugas Ninja e Arlequina.