+ Postagens

Prefeitos do Ceará se unem contra altos cachês de bandas e classificam aumentos como “absurdos”

Prefeitos de diversos municípios do Ceará têm se articulado para enfrentar o aumento expressivo nos cachês cobrados por bandas e artistas para apresentações em eventos públicos. Segundo os gestores, os valores praticados atualmente são considerados abusivos e incompatíveis com a realidade fiscal das prefeituras, especialmente em um cenário de queda na arrecadação.

De acordo com relatos dos prefeitos, os custos para contratação de atrações musicais vêm crescendo ano após ano, pressionando os orçamentos municipais e dificultando a realização de festas tradicionais, como aniversários de cidades e eventos culturais. Muitos gestores afirmam que acabam se tornando “reféns” de produtoras responsáveis pela negociação dos shows, que impõem valores elevados e pouca margem de negociação.

O movimento ocorre em meio a um contexto econômico adverso. A elevação dos cachês coincide com a redução de receitas municipais, atribuída principalmente às mudanças no Imposto de Renda e ao impacto financeiro do reajuste do salário mínimo neste ano, que aumentou despesas obrigatórias das administrações locais.

Em entrevista ao programa PontoPoder, na quinta-feira (29), o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Jacy Júnior, informou que uma reunião entre os presidentes das associações estaduais já está sendo articulada para discutir o tema de forma ampla e buscar soluções conjuntas.

“Isso deve acontecer, no máximo, na próxima semana, para que possamos tomar uma ação conjunta, cirúrgica, com efeito concreto, e fazer com que esses valores realmente baixem”, afirmou. Jacy Júnior também ressaltou que o aumento expressivo dos cachês de um ano para outro, praticado por empresários do setor, “não tem justificativa”.

Os prefeitos defendem a construção de um diálogo coletivo com produtores e representantes do setor artístico, além da adoção de medidas que garantam equilíbrio entre a valorização da cultura e a responsabilidade com o dinheiro público.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: