Na época, a estrela da Globo preferiu fazer outra novela, mas o folhetim protagonizado por Lilia Cabral se tornou um grande sucesso.
Se tem algo que a Globo sabe fazer como ninguém, é criar novelas com histórias marcantes. Mas, por trás de cada sucesso, há sempre um processo cheio de ajustes até chegar ao resultado que vemos na TV. Esse é o caso de Fina Estampa(2011), que conquistou o público com a história de Griselda Pereira, ou Pereirão, interpretada por Lilia Cabral.
Inicialmente, o autor Aguinaldo Silva havia deixado claro que queria outra atriz no papel principal – uma das mais famosas da história da TV Globo, diga-se de passagem. Além disso, a novela seria bem diferente do que vimos na telinha: teria outro título e até uma trama distinta!
Quem seria a Pereirão?
Na verdade, a Pereirão que tanto amamos quase foi interpretada por Gloria Pires. “Se os deuses me ajudarem, será vivida por uma deusa chamada Gloria Pires”, escreveu Aguinaldo em seu blog na época. No entanto, Gloria preferiu recusar a proposta e atuar na antecessora de Fina Estampa, Insensato Coração (2011), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Nos bastidores, segundo a revista Quem, comentou-se que Gloria teria considerado a personagem maniqueísta e pouco desafiadora após ler a sinopse do folhetim.
Getty Images/Divulgação/TV Globo
Com a recusa de sua protagonista dos sonhos, a escalação do elenco precisou passar por ajustes. Para complicar ainda mais, Letícia Spiller – que era a escolha inicial do autor para viver a antagonista – acabou engravidando na época e não pôde participar.
Foi só então que Lilia Cabral entrou na história. Cotada para interpretar a vilã após a saída de Spiller, ela acabou assumindo brilhantemente o papel de Griselda, enquanto Christiane Torloni fez história como a inesquecível megera, rival de Pereirão.
Ninguém poderia imaginar, mas a vilã Nazaré Tedesco quase foi interpretada por outra grande atriz em Senhora do Destino
A rivalidade entre as duas conquistou a atenção do público, tanto na exibição original quanto na reprise no horário nobre, em 2020 – lançada pela Globo como Edição Especial devido à pandemia de Covid-19, que paralisou as gravações de Amor de Mãe e de outras novelas.
Uma história diferente
Mas o elenco não foi a única parte que sofreu alterações: a história também passou por mudanças. Em uma das primeiras sinopses, desenvolvidas durante um curso de roteiro ministrado por Aguinaldo Silva, Griselda e Tereza Cristina se conheceriam logo no primeiro capítulo, após baterem seus carros: uma kombi e um automóvel novinho.
No entanto, pouco depois de humilhá-la, Tereza perderia tudo para a inimiga: dinheiro, mansão, marido e até a filha. Com a vilã falida e morando na humilde casa da “faz-tudo”, Griselda acabaria se tornando aquilo que mais desprezava: uma megera determinada a infernizar a vida de Tereza Cristina e sua família.
Para coroar essa versão, a novela se chamaria Marido de Aluguel – e não Fina Estampa –, mas a Globo não conseguiu os direitos sobre o título. Felizmente, a história que conhecemos acabou sendo bem diferente, com tudo muito bem definido: mocinha é mocinha e vilã é vilã, o que se provou a receita perfeita para o enorme sucesso da produção.
Bateu saudade? Todos os capítulos de Fina Estampa estão disponíveis no Globoplay para você ver ou reassitir quando quiser!




