Thunderbolts*, de Jake Schreier, está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Geralmente, a Marvel preza pelo sigilo acima de tudo, mas a campanha de divulgação de Thunderbolts* foi totalmente na contramão dessa prioridade. Apenas três dias depois da estreia, o elenco se reuniu para revelar o maior plot twist do filme para que o mundo todo soubesse.
O significado do asterisco do título do longa foi motivo de debates e especulações nos últimos meses e, ao invés de deixar que o público descobrisse na sala de cinema, o segredo agora está estampado em todos os pôsteres. Agora, os Thunderbolts* os “Novos Vingadores”. O anúncio oficial foi feito através das redes sociais da Marvel Studios em um vídeo no qual Florence Pugh arranca o “nome provisório” do longa do cartaz.
Por que a Marvel revelou o maior plot twist de Thunderbolts* de propósito?
A troca do título acontece de maneira similar no filme, bem na última cena. Nela, Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus), engana o esquadrão para que invadam uma coletiva de imprensa na qual ela os apresenta ao mundo como os Novos Vingadores. Então, quando os créditos finais começam a rolar, o título “Thunderbolts*” é arrancado da tela como uma página de história em quadrinhos, revelando o novo nome.
Marvel Studios
Assim como o plano de Valentina, a mudança radical foi orquestrada com antecedência pela produção a fim de demarcar que a equipe de anti-heróis representa uma verdadeira virada de chave no Universo Cinematográfico Marvel (MCU):
“Sentimos que, se a Val também está tentando surpreender com esse troca-troca e vender os Novos Vingadores para o mundo, nós também poderíamos fazer isso. Especialmente considerando que o asterisco está no filme há um ano, espero que não aparente gasto — parece que isso era um plano e que nos preparamos para isso”, explicou o diretor Jake Schreier ao The New York Times.
O cineasta também argumentou que a “cultura do spoiler” já é algo fortemente atrelado aos lançamentos cinematográficos da franquia, então, para ele, seria perspicaz usar isso em favor do filme — estratégia essa que foi aprovada pelo “chefão” do estúdio, Kevin Feige:
“É tão interessante neste mundo – e Kevin fala sobre isso às vezes – onde às vezes eles queriam que as coisas vazassem e não vazam. Acho que todos nós já presumimos que isso faria uma parte maior da conversa, então será interessante ver o que acontece”, disse Schreier.
Thunderbolts* encerrou a fase 5 do MCU e, agora, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos inaugura a nova era do multiverso da Marvel.