+ Postagens

Por Amor: Relembre os atores da novela que já morreram, mas seguem eternos no coração dos fãs – Notícias Visto na Web

Muitos atores queridos da trama de Manoel Carlos já nos deixaram, mas jamais serão esquecidos.

Por Amor está de volta às telinhas! Escrita por Manoel Carlos, a novela da Globo voltou ao ar no canal Globoplay Novelas (antigo Viva) na última segunda-feira, 7 de julho, e já vem reconquistando o público com sua trama envolvente e elenco estrelado.

Exibida originalmente entre 1997 e 1998, na faixa das 20h, a história gira em torno de Helena (Regina Duarte), que toma uma decisão extrema: troca seu bebê saudável pelo neto natimorto para poupar a filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), de uma dor devastadora.

Quase três décadas após sua estreia, muita coisa mudou na teledramaturgia brasileira – e, infelizmente, parte do elenco querido pelo público já nos deixou. A seguir, relembramos a trajetória e o legado dos atores que marcaram essa obra inesquecível.

Carlos Eduardo Dolabella

Divulgação/TV Globo

Intérprete de Arnaldo, marido de Branca (Susana Vieira) e pai de Marcelo (Fábio Assunção), Milena (Carolina Ferraz) e Léo (Murilo Benício), Carlos Eduardo Dolabella construiu uma carreira sólida na televisão. Ele atuou em sucessos como Irmãos Coragem (1970), O Bem-Amado (1973), Selva de Pedra (1986) e Sinhá Moça (1986).

Pai do também ator Dado Dolabella, Carlos Eduardo faleceu em 2002, vítima de um infarto, aos 65 anos. Sua última novela foi Porto dos Milagres (2001).

Umberto Magnani

Divulgação/TV Globo

Em Por Amor, Umberto Magnani interpretou Antenor, marido de Mafalda (Beatriz Lyra) e pai de César (Marcelo Serrado). Ao longo de sua carreira, o ator colecionou diversos sucessos no teatro, cinema e teledramaturgia, destacando-se em novelas como Felicidade (1991), História de Amor (1995), Cabocla (2004) e Alma Gêmea (2005).

Velho Chico (2016) foi seu último trabalho na televisão. Aos 75 anos, enquanto interpretava o padre Romão na novela das 21h, Umberto sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE) e foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu.

Eloísa Mafalda

Divulgação/TV Globo

Na trama, Eloísa Mafalda deu vida a Leonor, a sincerona avó de Cat (Carolina Dieckmann) e mãe de Sirléia (Vera Holtz). Considerada uma das atrizes mais queridas da televisão brasileira, ela acumulou papéis marcantes ao longo da carreira, como Dona Nenê na primeira versão de A Grande Família (1972) e Pombinha Abelha em Roque Santeiro (1985).

Eloísa Mafalda faleceu em maio de 2018, aos 93 anos, vítima de insuficiência respiratória, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Paulo José

Divulgação/TV Globo

Paulo José deu vida a Orestes, ex-marido de Helena (Regina Duarte) e pai de Maria Eduarda (Gabriela Duarte),um homem com problemas com a bebida e dificuldades para manter um emprego. O ator teve mais de 60 anos de carreira em produções marcantes no teatro, cinema e televisão. Em Família (2014), foi seu último trabalho em novelas.

Ele faleceu em agosto de 2021, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia. Paulo José sofria de mal de Parkinson, doença com a qual convivia há mais de duas décadas.

Edyr de Castro

Reprodução/TV Globo

Intérprete de Elvira, a empregada doméstica de Meg (Françoise Forton), Edyr de Castro teve uma carreira marcada por participações em diversos folhetins desde a década de 1960. Entre seus trabalhos estão Escrava Isaura (1976), Vereda Tropical (1984) e O Clone (2001). A artista também ficou conhecida por integrar o grupo vocal As Frenéticas.

Edyr faleceu em janeiro de 2019, aos 72 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Na época, ela enfrentava o Alzheimer havia oito anos e passou seus últimos anos de vida no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Irving São Paulo

Reprodução/TV Globo

Irving São Paulo interpretou o Dr. Felipe em Por Amor e também se destacou em outras novelas de sucesso da TV Globo, como Top Model (1989), Barriga de Aluguel (1990) e A Viagem (1994), além de A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Manchete.

Infelizmente, o ator teve uma morte precoce e entrou para a lista de talentos que partiram cedo demais. Em agosto de 2006, aos 41 anos, ele faleceu em decorrência de uma pancreatite que evoluiu para falência múltipla dos órgãos.

Maria Alves

Divulgação/TV Globo

Maria de Jesus, mãe de Márcia (Maria Ceiça) e esposa de Jorge (Jorge Coutinho) na trama, foi interpretada por Maria Alves, que mais tarde adotou o nome artístico Maria Dealves após realizar estudos de numerologia. Um dos papéis mais marcantes da atriz foi o da escrava Rosa na novela Xica da Silva, exibida pela Manchete.

Na TV Globo, Maria atuou em diversas produções de Manoel Carlos além de Por Amor, incluindo Sol de Verão (1982), Felicidade (1991), História de Amor (1995) e Baila Comigo (1981). Ela faleceu em 2008, aos 60 anos, vítima de um câncer.

Norma Geraldy

Divulgação/TV Globo

Intérprete da graciosa Filomena, mãe de Atílio (Antonio Fagundes) em Por Amor, Norma Geraldy fez algumas participações pontuais ao longo da trama. Com uma longa trajetória na televisão, a atriz esteve em produções como Jogo da Vida (1981), Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983), Anos Dourados (1986) e Uga-Uga (2000).

Norma faleceu em 2003, aos 95 anos, vítima de uma pneumonia. Sua última participação na TV foi na minissérie A Casa das Sete Mulheres, exibida no mesmo ano pela Globo.

Lucy Mafra

Divulgação/TV Globo

Santa, esposa do zelador Narciso (Chaguinha), foi interpretada por Lucy Mafra. Ao longo de 25 anos na TV Globo, a atriz participou de diversos folhetins da emissora, como A Próxima Vítima (1995), O Clone (2001), Kubanacan (2003) e Chocolate com Pimenta (2004). Em América (2005), ela foi acusada de furto nos bastidores e acabou sendo demitida.

Em 2014, Lucy faleceu aos 60 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e neoplasia pulmonar. Ela estava internada havia dois meses em um hospital de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, e enfrentava um quadro de depressão.

Atriz de Chocolate com Pimenta foi banida da Globo por suposto roubo e teve uma morte trágica aos 60 anos

Henrique César

Divulgação/TV Globo

Intérprete do Dr. Murilo em Por Amor, Henrique César teve uma carreira marcada por inúmeros papéis no teatro, no cinema e na televisão. Entre os folhetins de que participou estão Bambolê (1987), O Cravo e a Rosa (2000), Cabocla (2004) e Páginas da Vida (2006). No teatro, integrou o elenco original do clássico Eles Não Usam Black-Tie (1958).

Henrique César faleceu em janeiro de 2018, aos 84 anos, vítima de um câncer no estômago.

Françoise Forton

Reprodução/TV Globo

Mãe da vilã Laura (Vivianne Pasmanter), a socialite Meg foi interpretada por Françoise Forton. A atriz teve uma carreira sólida e diversificada, com inúmeros papéis no teatro, no cinema e na televisão. Entre suas participações em novelas destacam-se Meu Bem, Meu Mal (1990), Explode Coração (1995), O Clone (2001) e Tempo de Amar (2017).

Françoise Forton faleceu em janeiro de 2022, aos 64 anos, vítima de um câncer. Seu último trabalho na televisão foi Amor sem igual (2019), da Record TV.

Chaguinha

Reprodução/TV Globo

Na novela, Chaguinha interpretou Narciso, o zelador do edifício onde Helena (Regina Duarte) e Sirléia (Vera Holtz) moravam. Na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo na Globo, ele interpretou o porqunho Rabicó, e também participou de diversas novelas, como Estúpido Cupido (1976), De Quina pra Lua (1985) e Tieta (1989).

Em 2014, o ator faleceu aos 83 anos. A causa de sua morte não foi revelada.

Castro Gonzaga

Divulgação/TV Globo

Castro Gonzaga interpretou o Dr. Juvenal Moretti em Por Amor e era um veterano na televisão. Na Globo, participou de produções como Meu Pedacinho de Chão (1971), Gabriela (1975), Saramandaia (1976), Ciranda de Pedra (1981) e O Profeta (2006), seu último trabalho. Também se destacou no cinema e na dublagem de vários personagens.

Ele faleceu em 2007, aos 89 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Dary Reis

Divulgação/TV Globo

Em Por Amor, Dary Reis viveu Camargo, amigo de Orestes (Paulo José). Sua carreira foi marcada por inúmeras novelas, filmes, programas e minisséries. Na TV Globo, estreou em Anastácia, a Mulher Sem Destino (1967), trama que ficou conhecida pelo terremoto que matou mais de cem personagens. Seu último trabalho na emissora foi em Bang Bang (2005).

Dary faleceu em 2010, aos 84 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Por Amor é exibida no Globoplay Novelas, de segunda a sábado, às 11h15 (horário de Brasília), com reapresentação às 19h20. A novela também está disponível no streaming.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: