+ Postagens

Pindoretama recupera para Ceará posto de maior rapadura do mundo, que havia sido perdido para PE


Pindoretama, cidade distante cerca de 46,7 quilômetros de Fortaleza, bateu um novo recorde nacional e entrou para o RankBrasil – o livro dos recordes brasileiros – ao produzir uma rapadura de 18,66 toneladas.

O prêmio, conquistado nesta quinta-feira, 24, foi anunciado e comemorado durante o 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar, conhecido popularmente como “Pindorecana”. O doce gigante foi produzido artesanalmente no Engenho Almeida e conta com 18.660 quilos e 6,8 metros de comprimento.


Situada no Litoral Leste do Ceará, a 46,7 quilômetros de Fortaleza, Pindoretama recebeu do Congresso Nacional o título de Capital Nacional da Cana-de-Açúcar e da Rapadura. Em comemoração à nomeação, o município produziu a rapadura gigante como símbolo do reconhecimento.

No último dia 27, dia de finalização do festival, o doce foi quebrado e distribuído aos presentes na festa.

 

Nos últimos anos, Ceará e Pernambuco se revezaram no posto de maior produtor da rapadura mais pesada do Brasil, reconhecida pelo RankBrasil.

O título foi conquistado inicialmente por Pindoretama, em 2023, mas passou a Santa Cruz da Baixa Verde, em Pernambuco, ainda no mesmo ano.

Em seguida, o Ceará voltou a figurar na liderança com uma produção em Cascavel, mas perdeu novamente para os pernambucanos em dezembro de 2023.

Agora, em julho de 2025, Pindoretama apresenta uma rapadura de 18.660 quilos e retoma o título, recolocando o Ceará no topo do ranking.

Ceará e Pernambuco disputam título de maior rapadura do mundo

A disputa pelo título de maior rapadura do mundo tem se intensificado entre os estados do Ceará e de Pernambuco. Confira os principais marcos:

Outubro de 2022 – Santa Cruz da Baixa Verde (PE)

Durante a Feira da Rapadura, em 23 de outubro de 2022, a cidade pernambucana produziu uma rapadura de 8.173 quilos.
O recorde foi homologado pelo RankBrasil como a Maior Rapadura do Brasil até então.

Julho de 2023 – Pindoretama (CE)

Em 14 de julho de 2023, no Engenho Almeida, em Pindoretama, foi produzida uma rapadura de 9.820 quilos, superando o recorde anterior e garantindo o título de Maior Rapadura do Mundo, segundo o RankBrasil.

Setembro de 2023 – Cascavel (CE)

No Complexo Tradição, em Cascavel, foi estabelecido um novo recorde com uma rapadura de cerca de 10.010 quilos.
Apesar de maior que a de Pindoretama, o título mundial permaneceu com o município vizinho, possivelmente por diferenças nos critérios de certificação.

Dezembro de 2023 – Santa Cruz da Baixa Verde (PE)

No dia 10 de dezembro, Santa Cruz da Baixa Verde voltou ao páreo com uma rapadura de 13.160 quilos, reconhecida como a maior do Brasil.
Ainda não há confirmação oficial de que o peso tenha sido validado como recorde mundial.

Julho de 2025 – Pindoretama (CE)

O título voltou ao Ceará na última quinta-feira. A nova rapadura, também produzida no Engenho Almeida, atingiu 18.660 quilos e 6,8 metros de comprimento, sendo novamente certificada pelo RankBrasil como a maior do mundo.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: