Se você aprecia filmes de ação e ficção científica focados no espetáculo visual, Alien Vs. Predador pode ser uma boa pedida para a noite.
Vocês curtem a combinação de ação pesada, ficção científica sombria e uma boa dose de terror? Então vocês provavelmente devem estar familiarizados com as franquias Predador e Alien. Em 2004, chegou aos cinemas Alien Vs. Predador, um crossover das duas franquias de super sucesso. Pela direção ficou responsável o especialista em gênero e pancadaria Paul W.S. Anderson.
Alien Vs. Predador vocês podem fazer streaming atualmente no Disney+:
Quando o grande industrial e multibilionário Charles Bishop Weyland (Lance Henriksen) descobre que está com uma doença terminal, ele quer pelo menos tornar seu nome imortal. Quando os pesquisadores de sua empresa localizam em uma ilha na Antártica uma misteriosa fonte de calor a mais de 600 metros abaixo do gelo, ele fareja a chance de alcançar seu objetivo. Os scans mostram um complexo piramidal gigantesco que apresenta sinais tanto de arquitetura egípcia antiga quanto cambojana e asteca.
Para poder apresentar esta sensação ao mundo, Weyland imediatamente monta uma equipe de expedição composta por arqueólogos respeitados, historiadores, soldados de elite e especialistas em perfuração (entre outros Raoul Bova, Ewen Bremner, Agathe de La Boulaye, Tommy Flanagan, Carsten Norgaard). Eles devem ajudá-lo a escavar e pesquisar a descoberta subterrânea. Sob a liderança da especialista em Antártica Alexa Woods (Sanaa Lathan), a equipe parte rumo ao desconhecido.
20th Century Studios
Chegando à ilha no mar gelado, os trabalhos de escavação devem começar imediatamente. Mas como se revela para surpresa de todos, já existe um túnel para as profundezas. Quando os exploradores querem começar seu trabalho no sistema labiríntico dentro da pirâmide, eles rapidamente percebem que caíram em uma armadilha. Um Alien Xenomorph extremamente agressivo ataca os invasores. Simultaneamente, cinco jovens Predadores também abrem caminho para a instalação, começam por sua vez a caçar o Alien e se sentem incomodados pelos humanos. A equipe cada vez mais dizimada ficou presa entre as frentes de um confronto alienígena mortal…
James Cameron é fã de Alien Vs. Predador
Alien Vs. Predador é uma sequência da série Predador e ao mesmo tempo um prequel dos filmes Alien. Depois que uma série de quadrinhos já havia começado em 1989, já em 1991 surgiu a ideia de combinar os dois blockbusters de ficção científica também na tela do cinema. Mesmo assim, devido a inúmeras brigas internas do estúdio e sempre novas versões do roteiro, só no final de 2003 as câmeras finalmente começaram a rodar.
Como primeiro ator foi escalado Lance Henriksen, que havia interpretado o androide e favorito do público Bishop em Aliens, o Resgate de James Cameron e Alien 3 de David Fincher. Sua personagem em Alien Vs. Predador se chama Charles Bishop Weyland e em centenas de anos será o modelo para Bishop. No entanto, não esperem ver Sigourney Weaver ou Arnold Schwarzenegger, as superestrelas dos antecessores. Mas as raças alienígenas que dão título ao filme ganham especialmente na segunda metade do filme muito tempo de tela e chances de promover um massacre após o outro.

20th Century Studios
Enquanto John McTiernan, o diretor de Predador, não se manifestou publicamente sobre o projeto nem antes nem depois do lançamento de Alien Vs. Predador, James Cameron e o cérebro original de Alien Ridley Scott não esconderam suas opiniões. Ambos rejeitaram categoricamente a ideia de um crossover – Scott provavelmente principalmente porque ele mesmo estava trabalhando em um prequel de Alien, que em 2012 finalmente veria a luz das salas de cinema como Prometheus.
Cameron, por outro lado, inicialmente considerou tudo como pura busca por dinheiro e comparou com duelos trash de monstros de terror de épocas cinematográficas anteriores, como por exemplo Frankenstein Meets the Wolf Man. O criador de Titanic e Avatar temia que Alien Vs. Predador pudesse destruir o valor da franquia Alien e aconselhou veementemente a não fazer o filme.
Depois que ele viu o produto final, no entanto, Cameron aparentemente mudou sua opinião. Em uma entrevista publicada em 2007, ele declarou: “[O filme] foi realmente muito bom. Eu acho que de todos os filmes Alien, eu o colocaria em terceiro lugar. Eu gostei dele. Eu até gostei muito dele”. Então aí está: Mesmo aos olhos do cineasta comercialmente mais bem-sucedido de todos os tempos, Alien Vs. Predador é significativamente melhor e/ou mais divertido do que sua reputação.
Nas bilheterias, Alien Vs. Predador arrecadou quase 180 milhões de dólares mundialmente. O que com um orçamento de produção de cerca de 65 milhões significou um lucro substancial para o estúdio. Assim, não foi surpresa que apenas três anos depois seguiu uma continuação com Aliens vs. Predador 2, que se conectava diretamente ao final do filme. Esta também conseguiu arrasar no box office (140 milhões mundialmente com um orçamento de apenas 40 milhões), mas foi claramente mais fraca e menos (involuntariamente) divertida que seu antecessor.