Graças ao infalível “efeito boca-a-boca”, O Telefone Preto conquistou o público e a crítica especializada e logo garantiu o selo de aprovação da Universal Pictures para o desenvolvimento de uma sequência. Mas, como o filme se trata da adaptação do livro homônimo de Joe Hill e tem um desfecho bem definido, o desafio passou a ser desvendar uma forma de dar continuidade à trama em O Telefone Preto 2.
Felizmente, foi o próprio autor da obra original quem deu ideias para o diretor e roteirista Scott Derrickson para engatilhar o enredo da continuação:
“Assim que o primeiro filme fez sucesso, a Universal me pediu para fazer uma sequência. Eu não me sentia obrigado a fazer isso, mas certamente não faria se fosse apenas por dinheiro fácil. Então, eu estava procurando uma ideia, e Joe Hill me enviou um e-mail com uma proposta para uma sequência. Não me identifiquei com algumas coisas, mas havia uma ideia naquele e-mail que eu achei fantástica e que eu nunca tinha pensado”, contou Derrickson em entrevista ao Collider.
A ideia em questão era tornar o longa mais pesado graficamente e aprofundar o drama de Finney (Mason Thames), protagonista do primeiro filme, ao avançar no tempo e colocá-lo no ensino médio — onde todas as emoções já estão à flor da pele — enquanto ele se recupera do trauma vivenciado anos antes.
O Pegador retorna da forma mais Freddy Krugger possível em O Telefone Preto 2
Universal Pictures
Com o contexto delimitado, foi necessário arranjar uma solução para trazer Ethan Hawke de volta como o terrível O Pegador (The Grabber, no idioma original), uma vez que o vilão foi morto e enterrado no final de The Black Phone.
A saída que Derrickson, Hill e o roteirista C. Robert Cargill encontraram foi “transformá-lo no Freddy Kruger”. Ao invés de seguir pelo caminho clássico e revelar que o serial killer não morreu de verdade, ele virou um verdadeiro pesadelo que assombra Finney e sua irmã Gwen (Madeleine McGraw) em seus sonhos, tal como Krugger em A Hora do Pesadelo, com direito a ligações arrepiantes pelo telefone preto que dá nome ao longa.
Assim, a partir dessa abordagem, O Telefone Preto 2 sai do lugar mais próximo do suspense que vimos no primeiro filme e entra em um território sobrenatural clássico dentro do terror.
O Telefone Preto 2 estreia no dia 16 de outubro nos cinemas brasileiros.