Há algum tempo, a Globo convive com um problema no meio do horário nobre: a queda de audiência da novela das sete. Nem mesmo Dona de Mim — que elevou o ibope da faixa desde que estreou — ainda conseguiu resolver esse problema.
No ar há pouco mais de dois meses e meio, acumula até o momento uma média de 20,9 pontos na Grande São Paulo — cada ponto equivale a 77.488 domicílios. O número é motivo de comemoração para a emissora carioca, já que a trama de Rosane Svartman já elevou os índices em 1,2 ponto no comparativo com a antecessora.
No entanto, mesmo elevando a audiência da faixa horária, Dona de Mim continua com um problema para resolver: a queda de audiência em relação ao programa que vem antes. No caso, o telejornal local SP2.
Assim que o noticiário noturno comandado por José Roberto Burnier termina, boa parte do público sintonizado na Globo troca de canal. E isso vem se tornando cada vez mais comum, apesar da boa audiência da atual trama das 19h.
Desde o início de julho, por exemplo, Dona de Mim só teve audiência superior ao SP2 num único dia: na quarta-feira (2), quando marcou 20,4 pontos, contra 20,0 do telejornal. Já a maior distância aconteceu na última sexta-feira (4): a novela das sete registrou 19,5 pontos, derrubando o ibope do canal em 1,4 ponto. Antes, o SP2 fechou com 20,9. No mesmo dia, até Êta Mundo Melhor alcançou número melhor: 20,3 pontos de média.
É um problema que deixa a Globo em alerta. Afinal, sobra para o Jornal Nacional levantar os índices de audiência e fazer uma boa entrega para Vale Tudo.