Pascal passou os 10 anos seguintes desempregado.
Todos já sabemos que a fama de Pedro Pascal não foi instantânea. O ator chileno-americano demorou longas décadas para dar o salto para a fama, que chegou após aparecer em Game of Thrones como Oberyn Martell. São, portanto, muitas audições, rejeições e decepções. A primeira delas foi uma das grandes.
Como revelou em uma conversa com Sarah Paulson para a revista Interview, sua “primeira audição foi para As Duas Faces de um Crime. Você se lembra desse filme? Com Edward Norton”. O filme, baseado no romance homônimo escrito por William Diehl em 1993, é um thriller criminal no qual um advogado de defesa acredita que seu cliente, um coroinha, não é culpado pelo assassinato de um bispo católico.
Possivelmente Pascal o tenha gravado em sua memória porque fez teste para o personagem que acabou sendo interpretado por Norton, o qual o colocou no radar. Também é algo que Paulson se lembra perfeitamente, grande amiga do ator de The Last of Us. “Lembro que você fez o teste. Lembro que me contou tudo”, conta a atriz na conversa registrada pela Interview.
HBO
Eu estava completamente sobrecarregado. Fiz uma audição em Nova York e depois fui para Los Angeles. Não me deram o papel e fiquei desempregado por uns dez anos
Embora Pascal tenha passado muito tempo em pousio entre papel e papel, Paulson lembra que ele também fez Buffy, a Caça-Vampiros. De qualquer forma, o que ele não conseguiu foi aparecer em As Duas Faces de um Crime, o que talvez tivesse mudado sua carreira para sempre, como aconteceu com Edward Norton.
Foi a estreia do ator, que logo escalaria ao topo com papéis em O Povo contra Larry Flynt, A Outra História Americana e Clube da Luta. Além disso, rendeu a Norton uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante, embora finalmente tenha sido Cuba Gooding Jr. quem o levou por Jerry Maguire. O filme também foi um sucesso de bilheteria e recebeu críticas muito positivas.
Durante todo esse tempo, Pascal se esforçava para encontrar seu caminho na indústria, mas a verdade é que não importa quando você começa, mas como você aguenta. Décadas depois, conseguiria entrar no “star system” e todo o resto é História. Este ano ele lançou três filmes – Quarteto Fantástico, Amores Materialistas e Eddington – e a segunda temporada de The Last of Us. Por sua vez, Norton mantém um perfil mais discreto, embora há alguns meses tenha lançado Um Completo Desconhecido, a cinebiografia de Bob Dylan.