O Implacável foi um fracasso de bilheteria, mas Stallone ainda o considera um de seus projetos injustiçados.
Sylvester Stallone já encarnou todos os arquétipos viris do gênero de ação. Nomeie qualquer gângster, lutador, soldado ou mercenário e sem dúvidas o astro terá um protagonista em sua filmografia. Se alguns desses personagens até hoje são celebrados como grandes trabalhos de Stallone — vide Rocky (1976) —, outros são lembrados como manchas na carreira, frutos de fracassos de bilheteria e decisões questionáveis dos estúdios.
Um desses fiascos é O Implacável, remake do longa britânico de 1971 Carter – O Vingador. Nele, Stallone incorpora o mafioso Jack Carter no lugar de Michael Caine, que interpreta uma versão londrina do personagem. Na trama mais recente, Carter é um mafioso de Las Vegas que retorna para Seattle, sua terra natal, pronto para enterrar seu irmão, morto num suposto acidente de carro.
Warner Bros
Rapidamente, o instinto de Carter apita em torno da suspeita de que seu irmão foi assassinado, o que o coloca na direção do submundo criminoso da cidade. O gângster embarca, então, numa jornada de vingança e redenção, reconectando-se com a família que há muito ele deixou para trás.
Como já é possível atestar por seus 11% de aprovação no Rotten Tomatoes, O Implacável foi um fracasso comercial e de crítica em seu lançamento. O longa arrecadou menos da metade do valor de seu orçamento: apenas 19 milhões de dólares numa produção de 40 milhões. Para Stallone, porém, esse é um de seus projetos mais injustiçados.
Numa entrevista para o The Hollywood Reporter, ao revisitar toda sua carreira, Stallone deixa claro que, apesar de ter tido uma recepção frustrante, ele aprendeu com a experiência de fazer O Implacável.
Aprendi da pior maneira que [remakes], mesmo que se faça algo melhor do que o original, há uma tremenda nostalgia envolvida no original. Muitas vezes eles não são bem feitos. Por exemplo, o último Amor, Sublime Amor. Por que mexer com algo desse porte? Não apenas por conta [da qualidade do original], mas porque o gosto das pessoas mudam. Musicais não fazem mais sucesso. Crianças não conseguem se identificar com esse tipo de música. Então, quem é o seu público? É uma loucura.
Dirigido por Stephen Kay, O Implacável transporta o cenário inglês da história original para um estadunidense com um forte elenco ao lado de Sylvester, como Miranda Richardson, Rachael Leigh Cook, Alan Cumming e Mickey Rourke. Apesar disso, o filme ainda foi indicado ao Framboesa de Ouro de Pior Ator para Stallone e Pior Sequência ou Remake do ano de 2000.
O Implacável está disponível no Apple TV+.




