Conclusão abrupta de Jujutsu Kaisen é melhor compreendida no contexto adequado.
É difícil agradar leitores que acompanham um mangá há anos, e o final de Jujutsu Kaisen deixou grande parte dos fãs desanimados. Entre resoluções inesperadas, reviravoltas na trama e um final abrupto com muitas pontas soltas, parecia que Gege Akutami estava ansioso para encerrar a história o mais rápido possível.
Mas a verdade é que o mangaká estava lidando com problemas de saúde bastante sérios enquanto tentava terminar sua obra.
De hiato em hiato
JNN
Durante os estágios finais de Jujutsu Kaisen, o mangá passou por vários hiatos devido à saúde de Akutami, e as interrupções eram bastante comuns. Akutami chegou a ser hospitalizado em 2024 para uma apendicectomia e, recentemente, reconheceu que “sua saúde piorou” nos arcos finais da trama.
Mas ele conseguiu se recuperar graças a Eiichiro Oda, criador de One Piece, que lhe recomendou um hospital específico para o tratamento. Desde então, Akutami busca uma maneira de retribuir o favor, e a oportunidade finalmente chegou com as ilustrações de Gorosei que ele fez para o jogo de cartas de One Piece.

sandman/X
“Perto do final de Jujutsu Kaisen, eu ainda estava doente, e foi graças ao Mestre Oda, que me recomendou um ótimo hospital, que consegui me recuperar. Depois de terminar Jujutsu Kaisen, eu queria agradecê-lo, mas não conseguia pensar em um presente adequado, então decidi retribuí-lo com estas ilustrações”, disse Akutami, conforme relatado por sandman no X (antigo Twitter).
As ilustrações mostram os Cinco Anciões (Gorosei) em suas formas animais míticas, em cores vivas, pela primeira vez. Akutami trabalhou sob a supervisão de Oda, que revelou as paletas de cores de cada personagem, deixando o criador de Jujutsu Kaisen com um desafio interessante.
“Estou muito feliz por ter desenhado Nusjuru. Fiquei chocado quando recebi as especificações de coloração para os cinco personagens, mas o processo de usar cores que eu não teria criado sozinho foi uma experiência incrível”, explicou o mangaká.
A saúde de Akutami tem sido um assunto polêmico entre os fãs de Jujutsu Kaisen, e parece que a teoria de que ela foi o motivo do final apressado vem ganhando força. Akutami também já falou sobre ter planos para mais mangás, então esperamos que ele cuide bem de si mesmo e que sua nova obra não o afete ainda mais.