+ Postagens

O filme que quase matou a Disney há 40 anos: Foi o mais caro do estúdio, mas também um grande fracasso de bilheteria – Notícias de cinema

O filme foi tão mal nos cinemas que o estúdio esperou 13 anos para lançá-lo em VHS.

Muito antes de sucessos como O Rei Leão e A Pequena Sereia, a Disney enfrentou um momento crítico em sua história. Um dos principais responsáveis por essa crise foi O Caldeirão Mágico (1985), animação que ficou conhecida como “o filme que quase matou a Disney”. Seu fracasso nas bilheterias colocou em risco o futuro do setor de animação do estúdio e gerou sérias dívidas sobre os rumos criativos da companhia na época.

O filme acompanha um jovem que, junto com seu grupo de amigos, embarca em uma busca por um objeto mágico para impedir que um ser maligno o obtenha primeiro. Dirigido por Ted Berman e Richard Rich, o filme teve um orçamento de 44 milhões de dólares, como confirmou o produtor Don Hahn no documentário O Despertar da Bela Adormecida (2009). Com esse valor, o filme tornou-se, na época, o mais caro da história do estúdio. Por isso, quando sua bilheteria nos Estados Unidos atingiu 21,2 milhões de dólares, a Disney tremeu.

Nos cinemas norte-americanos, o longa foi superado pelo filme de animação Os Ursinhos Carinhosos (1985), que teve um orçamento muito menor. Até mesmo o relançamento de 101 Dálmatas (1961), outro título da Disney, arrecadou mais em bilheteria.

Disney+

Perdido por 13 anos

O fracasso de O Caldeirão Mágico teve algumas consequências. A Disney, naquela época, costumava relançar seus filmes a cada sete anos. Não fizeram isso com o filme de Berman e Rich. Provavelmente era mais caro organizar todo o lançamento nos cinemas do que tentar torná-lo um sucesso novamente.

Além disso, levou 13 anos para o filme ser lançado em vídeo caseiro (VHS). Você certamente se lembra de que o estúdio lançou todas as suas produções em fita para que as crianças pudessem assistir ao seu filme favorito quantas vezes quisessem. No entanto, se ainda havia fãs do caldeirão por aí, eles ficaram sem ele, pois a empresa decidiu pular a atualização para o VHS.

A Disney passava por uma crise na década de 1980, que foi resolvida no final da década com o lançamento de A Pequena Sereia (1989). O filme foi um sucesso de público e crítica. Arrecadou mais de 569 milhões de dólares em bilheteria mundial e ganhou dois Oscars.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: