+ Postagens

O filme de ação que custou 80 milhões e foi enterrado: Ninguém queria lançá-lo, mas quando a Netflix o adquiriu, foi um sucesso global – Notícias de cinema

Foi filmado em 2018 e sempre encontrava problemas para poder estrear, mas a plataforma veio ao seu resgate.

Em 2018, a indústria cinematográfica era outro mundo. Naquele momento, Jackie Chan e Sylvester Stallone haviam se unido para fazer um filme de ação com potência máxima, Ex-Baghdad, esperando ter um blockbuster grande o suficiente para fazer com que todo esse esforço físico valesse a pena. Mas Stallone abandonou o barco bem a tempo de se salvar de uma produção carregada de problemas.

A saída de Stallone foi apenas o primeiro contratempo que enfrentaram. Depois viveu a pandemia e conflitos diplomáticos, o que atrasou ainda mais uma produção que ninguém estava convencido a lançar. A história resumida é que foi filmado em 2018 e não viu a luz até 2023, mas entre esses momentos há muito mais.

John Cena chegou para substituir Stallone no filme junto com Jackie Chan – que naquele momento havia mudado de nome e era conhecido como Project X. Eles o haviam concebido como uma coprodução entre China e Estados Unidos e pensavam em replicar grandes sucessos chineses como Lobo Guerreiro 2. A ideia era bonita: unir dois mercados muito potentes através de duas superestrelas. “Vai ser muito especial. Não só faremos um bom filme, vou aprender muito”, declarou Cena. Conseguiram realizar as filmagens com 80 milhões de dólares, mas quase ficou engavetado.

Não houve planos para lançá-lo em 2019 – naquela época havia mudado de nome novamente e tinha o título Snafu – e depois chegou 2020 e a pandemia que todos conhecemos. O filme precisava do público chinês, mas os cinemas do país não reabriram até julho de 2021, então a estreia ficou paralisada. Cena falava sobre o projeto de vez em quando quando a mídia se lembrava dele e sempre o fazia com carinho por seus colegas e pela produção.

Enquanto isso, o interesse dos chineses havia se inclinado para projetos locais com estrelas de seu país, então parecia que um filme com tanto sabor hollywoodiano não iria cair tão bem nas salas. Ao mesmo tempo, não tinha os ingredientes necessários para se tornar um grande sucesso nos Estados Unidos. A marca chinesa era demasiado evidente para o público americano. Parecia que tinha os dois mercados contra si.

Netflix

Em maio de 2021, enquanto promovia a nona parte de Velozes e Furiosos, Cena falou sobre Taiwan como um país, algo que a mídia chinesa desaconselha. A China reagiu de maneira negativa e o ator se desculpou, mas o comentário ficou gravado na mente de muitos cidadãos da República e fez com que sua popularidade diminuísse notavelmente. Nem mesmo a fama de Chan poderia compensar esse erro.

Quando ninguém ia dar espaço ao filme, chegou a Netflix e o lançou sob o nome de Projeto Extração.

A companhia adquiriu os direitos de distribuição e em 28 de julho de 2023 o incluiu em seu catálogo. Embora tenha recebido 0% de avaliação no momento de sua estreia – agora pelo menos está com 25% e o público lhe dá até 55% -, foi um grande sucesso entre os assinantes. O filme se colocou no topo da plataforma em 73 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e muitos lugares da Europa como Itália, Países Baixos, França e Espanha. Manteve-se no topo durante 2 semanas e registrou 56,8 milhões de visualizações em todo o mundo em seus primeiros 28 dias de lançamento. Foi o sexto filme mais visto globalmente na Netflix em 2023.

Demorou para encontrar seu público, mas quando conseguiu se fez notar.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: