Um filme de faroeste moderno para finalmente te conquistar no gênero queridinho do Velho Oeste.
Poucas coisas na vida são tão reconfortantes quanto encontrar um bom filme numa sexta-feira à noite e se aconchegar no sofá debaixo de um cobertor, pronto para curtir uma ótima sessão de cinema em casa.
Algo parecido aconteceu comigo com A Balada de Buster Scruggs, um filme dos irmãos Ethan e Joel Coen, cuja autoria já indicava uma certeza de que eu não me decepcionaria com a minha escolha. Apesar de o gênero faroeste estar mais do que saturado, este filme, lançado em 2018, conseguiu entrar no Oscar com três indicações. Embora não tenha levado nenhuma estatueta, deixou uma coisa clara: estava lá porque tinha um toque contemporâneo e original.
Este filme está disponível na Netflix e, sem dúvida, um dos seus pontos fortes é a estrutura que os irmãos Coen escolheram para a sua história. Juntos, eles criaram seis histórias distintas que convergem no mesmo lugar: o Velho Oeste. Ali, a câmera acompanha as aventuras de um pistoleiro, um ladrão de bancos, um empresário viajante, um investigador idoso e uma dupla de caçadores de recompensas, entre outros.
A Balada de Buster Scruggs é um faroeste moderno
Desde a primeira cena, somos cativados por Buster Scruggs, interpretado por Tim Blake Nelson, que canta e dispara sua arma com um sorriso arrepiante. Sátira e tragédia se entrelaçam brilhantemente ao longo do filme.
Talvez seja isso que torne este faroeste uma obra mais moderna e relevante para os nossos tempos, especialmente quando olhamos para trás e revisitamos um gênero que foi particularmente explorado durante a era de ouro de Hollywood. Ele oferece uma perspectiva nova, e é isso que o torna tão fascinante. Um caminho que Jane Campion trilhou alguns anos depois com sua obra-prima Ataque dos Cães.
Não posso deixar de mencionar a cinematografia do filme. Em meio a toda aquela poeira, o cheiro de couro e a luz dourada, os irmãos Coen nos transportam para o outro lado do planeta com um carrossel de imagens deslumbrantes.
Não importa se você não é fã de histórias de cowboys e pistoleiros, porque visualmente, A Balada de Buster Scruggs é um verdadeiro espetáculo. Hoje à noite, pegue a pipoca e dê o play na Netflix. Você não vai se arrepender!




