Candidato brasileiro ao Oscar, O Agente Secreto está em exibição nos cinemas, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
O Agente Secreto está em exibição nos cinemas, novo filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura e nosso representante para concorrer a vaga no Oscar 2026. A produção se passa nos Brasil dos anos 70, mas ela é uma história real?
O Agente Secreto se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia, sai de São Paulo e vai para Recife. Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo percebe que atraiu o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além de Marcelo estar sendo espionado, vê que a cidade ficou muito longe de ser o seu refúgio.
O Agente Secreto é baseado em uma história real? Filme estrelado por Wagner Moura é ambientado no período da ditadura militar
Vitrine Filmes
A história de O Agente Secreto é fictícia, mas o filme é ambientado em um contexto histórico real, com a ditadura militar no Brasil servindo como pano de fundo.
O roteiro escrito por Kleber Mendonça Filho mescla história ficcional acompanhando o protagonista de Wagner Moura com uma reconstituição de Recife nos anos 70 e contexto do período de ditadura militar, a partir de um trabalho de pesquisa e memórias. Inclusive, Seu Alexandre, personagem interpretado por Carlos Francisco, existiu na vida real.
Assistir a este filme de Kleber Mendonça Filho antes da estreia de O Agente Secreto vai mudar sua experiência no cinema
Na entrevista de coletiva de O Agente Secreto, que o AdoroCinema esteve presente, Kleber Mendonça Filho afirmou que “a fronteira entre realidade e ficção para mim é sempre um tema muito fascinante”. “Eu acho que se você cria um um roteiro e um universo que é uma cidade, né? E essa cidade, ela existe na realidade, que é a cidade onde a gente vive, mas a cidade também tem o lado do cinema, da fantasia, você consegue trazer ideias que talvez sejam inesperadas no filme“, explicou o roteirista e diretor sobre a produção.
Kleber Mendonça Filho disse em entrevista à Vulture que a ideia para O Agente Secreto surgiu de um roteiro para um filme de mesmo nome que não deu certo.
“Estava trabalhando em paralelo com Retratos Fantasmas, o que levou sete anos muito tranquilos. Revirei meu pequeno arquivo pessoal, minhas fitas de vídeo e áudio, muitas fotografias e jornais. E aos poucos me reconectei com muitas memórias pessoais, principalmente da infância, porque eu era criança nos anos 70… E claro, quando você faz isso, traz à tona todo o resto: meus pais e pessoas do passado, histórias que me lembro e histórias que descobri em jornais, e toda a lógica do Brasil nos anos 70, que vivia sob uma ditadura militar. Tudo isso me deu forças para finalmente começar um novo roteiro”, completou.
O Agente Secreto está em exibição nos cinemas brasileiros.




