Este é um dos momentos mais icônicos do primeiro filme de John Wick, mas já havia acontecido de forma semelhante em outro filme do ator.
Já tivemos quatro filmes de John Wick e um spin-off, mas muitos ainda se lembram com carinho da premissa do primeiro. A ideia do protagonista enfrentar toda a máfia de Nova York não é particularmente inovadora em uma história de ação, mas foi o detalhe de que tudo começou com a morte do cachorro que sua esposa lhe dera que marcou a todos. Foi algo inusitado, atmosférico e extremamente original.
John Wick copiou outro filme de Keanu Reeves: Doce Novembro, com Charlize Theron
O curioso é que o enredo não só não é original dentro da filmografia de Keanu Reeves, como é tão semelhante a algo que acontece em outro de seus filmes que quase parece uma referência. Em 2001, o ator lançou Doce Novembro, um drama romântico com Charlize Theron, no qual interpreta um executivo de publicidade que se apaixona por uma tosadora de cães a caminho de fazer seu teste de direção. A história tem um final agridoce, pois ela tem câncer terminal. Para se lembrar dela, ele lhe dá um cachorro antes que ela morra.
Warner Bros. Pictures
É exatamente o mesmo gesto que ocorre em John Wick, onde sua esposa lhe dá o cãozinho de estimação após sua morte como forma de lidar com a perda. Se você não se lembra de Doce Novembro, não se preocupe, porque os criadores de John Wick também não se lembravam. O assunto surgiu em uma entrevista depois que o entrevistador o mencionou, e ficou claro que não poderia ter sido uma referência intencional.
Nunca me passou pela cabeça. É ótimo, mas eu não sabia disso na época. Depois que John Wick foi lançado, li algo a respeito e pensei: ‘Sério? Como eu não sabia disso?’ Então talvez a gente faça um terceiro filme. Nunca se sabe
É uma surpresa semelhante à que o próprio Keanu Reeves sentiu quando sua colega de elenco, Charlize Theron, o lembrou do filme, que também foi mencionado em outra entrevista. Não é tão estranho que todos os envolvidos tenham apagado esse filme da memória, considerando que foi um fracasso tanto de crítica quanto de bilheteria. As principais reclamações foram justamente sobre a falta de química entre Reeves e Theron.




