O Monstro de Florença teve vários projetos de adaptação para o cinema planejados, mas esses planos ficaram paralisados por anos.
As listas de séries mais assistidas da Netflix são constantemente alteradas por novas produções de true crime que ocupam os primeiros lugares assim que estreiam. Após o sucesso de Monstro: A História de Ed Gein, a produção italiana sobre o serial killer O Monstro de Florença foi lançada recentemente no serviço de streaming e imediatamente conquistou o Top 3 da plataforma.
Antes da série, a história do infame serial killer seria adaptada para um filme baseado no livro de não-ficção The Monster of Florence: A True Story. No entanto, o projeto fracassou repetidamente ao longo de muitos anos.
O livro seria adaptado para o cinema a partir de 2008
No mesmo ano em que o livro de Douglas Preston e Mario Spezi foi publicado, o estúdio de cinema United Artists adquiriu os direitos para uma adaptação cinematográfica. Inicialmente, foi noticiado que Christopher McQuarrie, que mais tarde dirigiria Missão Impossível – Efeito Fallout, trabalharia na adaptação. Depois, em 2010, o The Hollywood Reporter noticiou que a Fox havia adquirido os direitos em 2000, com o astro George Clooney como produtor e ator.
Naquela época, McQuarrie ainda fazia parte do projeto como roteirista. No entanto, nos anos seguintes, o ator deixou o projeto. Em uma publicação no Facebook, em 2018, Preston anunciou que o diretor Nikolaj Arcel (O Bastardo) trabalharia no filme The Monster of Florence.
Em 2021, a Variety noticiou que Antonio Banderas estava escalado para interpretar o papel principal do jornalista e escritor Mario Spezi nesta adaptação. Porém, o projeto inicialmente não se concretizou. Foi somente com a série da Netflix que a história real do crime finalmente ganhou vida.
Com apenas 4 episódios, O Monstro de Florença é um sucesso da Netflix
A minissérie em quatro partes de Leonardo Fasoli e Stefano Sollima centra-se inicialmente no duplo homicídio de Barbara (Francesca Olia) e do seu amante Antonio (Claudio Vasile), que foram baleados por um agressor desconhecido. O marido de Barbara, Stefano (Marco Bullitta), é condenado pelo crime, mas a sua arma nunca foi encontrada.
O crime se repete posteriormente com um padrão muito semelhante, e o infrator, que nunca é encontrado, acaba sendo apelidado de “Monstro de Florença”. Cada um dos quatro episódios da série da Netflix se concentra em um suspeito diferente.




