O longa-metragem é estrelado por Ashton Kutcher.
Viagem no tempo sempre foi um tema extremamente atraente no cinema. Desde De Volta para o Futuro a Vingadores: Ultimato — e especialmente o maravilhoso Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo — esse aspecto da ficção científica tem sido usado no desenvolvimento de inúmeros filmes. Hoje, queremos falar sobre um que foi lançado em 2004 e estrelado por Ashton Kutcher.
Às vezes nós esquecemos que existe, mas Efeito Borboleta foi o filme que realmente nos ensinou as consequências de mudar o passado. Dirigido por Eric Bress e J. Mackye Gruber, a história acompanha Evan Treborn, um garoto com uma infância bastante dramática que descobre, quando adulto, que pode viajar no tempo.
Seu objetivo é sempre salvar Kayleigh Miller, que comete suicídio em sua linha do tempo original. No entanto, cada vez que ele faz algo novo no passado, o presente muda, geralmente para pior.
Ashton Kutcher transformou US$ 30 milhões em US$ 250 milhões: Teve olho para os negócios e agora só atua por prazer
Efeito Borboleta arrecadou mais de 96 milhões de dólares em todo o mundo, com um orçamento de 13 milhões. Além de Kutcher, o filme também foi estrelado por Amy Smart, Elden Henson, Melora Walters e Eric Stoltz.
O título é mais um exemplo de quão distantes podem ser os críticos de cinema e o público. A imprensa especializada criticou negativamente Efeito Borboleta, mas o público adorou. Os críticos disseram sobre o filme que, embora “a premissa seja intrigante”, ele serve como um thriller “exagerado e de mau gosto”.
Efeito Borboleta tem vários finais alternativos. O final que terminou no corte final é triste para o espectador, mas feliz para Kayleigh. A protagonista muda o passado para que cada um siga seu próprio caminho, o que a mantém segura. Um dia, eles se encontram na rua e parecem se reconhecer, mas não trocam palavras. Existem variações desse final, e em algumas delas, eles se cumprimentam sem realmente se conhecerem.
Há outro final: o corte do diretor. Nele, o protagonista viaja até o momento em que sua mãe está prestes a dar à luz e se estrangula com o cordão umbilical.
Duas sequências de Efeito Borboleta foram feitas, mas nenhuma delas deu certo. Em 2006, Efeito Borboleta 2 foi lançado, com um elenco totalmente novo e acompanhando um homem tentando salvar sua namorada de um acidente de carro fatal.
Se você nunca viu Efeito Borboleta, o filme está disponível na HBO Max.