Orçamento pequeno, mas mundos de ficção científica e fantasia elaborados com carinho e cuidado.
Com “Vinte Mil Léguas Submarinas”, Júlio Verne criou um dos romances de aventura de ficção científica mais famosos da história literária — e a base para um dos melhores filmes de aventura de Hollywood: 20000 Léguas Submarinas, da Disney, é uma produção cativante, elegante e com efeitos especiais inteligentes que abriu caminho para, entre outras coisas, a saga Piratas do Caribe. Esse sucesso também inspirou outros cineastas a tentar a sorte no material de Verne.
15 anos depois do sucesso da Disney, a produção britânica Capitão Nemo e a Cidade Flutuante chegou às telonas. Com seus cenários coloridos e atmosfera escapista, o objetivo era parecer mais uma aventura familiar do que o clássico da Casa do Mickey. O filme fez sucesso nos Estados Unidos, especialmente nas sessões infantis da tarde – e foram as memórias nostálgicas que o salvaram de ser esquecido.
Capitão Nemo e a Cidade Flutuante está disponível no catálogo do Looke.
É disso que se trata Capitão Nemo e a Cidade Flutuante
Um veleiro vira. Mas algumas das vítimas são salvas do afogamento por mergulhadores em trajes incomuns e levadas a bordo de um barco que parece estranho para as pessoas em perigo. É o Nautilus, um submarino – um dispositivo quase inimaginável para os que vivem na superfície.
Mas isso ainda é inofensivo comparado ao que o Capitão Nemo (Robert Ryan) tem reservado para os novos passageiros do seu Nautilus. Ele leva as pessoas resgatadas para Templemere, uma cidade maravilhosa e grandiosa no fundo do mar. Lá, ele revela aos recém-chegados que eles podem nunca mais retornar às suas antigas vidas.
Para ver hoje à noite: 70 anos do filme de aventura que inspirou Steven Spielberg a fazer um de seus maiores sucessos
As coisas estão ficando coloridas no fundo do mar!
Originalmente, a lenda dos filmes B, Roger Corman, queria combinar fundamentos de Verne em uma nova aventura de Nautilus. Mas quando o projeto falhou, o produtor Steven Pallos assumiu elementos individuais da história e assim lançou Capitão Nemo. Os grandes nomes de Doctor Who, Pip e Jane Baker, foram contratados para escrever o roteiro, com outros aspectos da trama vindos do autor de A Invasão Secreta (1964), Robert Wright Campbell.
Omnia Pictures Ltd.
James Hill, que mais tarde se tornou diretor de Foxy Brown, deu o ímpeto para que Capitão Nemo fosse uma aventura feliz e alegre, diferenciando-o assim dos filmes da Disney, às vezes sérios e dramáticos. Essa ideia também se refletiu na estética do longa: grande parte do orçamento de 1,5 milhão de dólares foi destinado a cenários impressionantes, coloridos e fabulosos, miniaturas divertidas e figurinos inusitados.
Os atores principais, por sua vez, são bastante sem graça – e, portanto, ofuscados não apenas pelos cenários, mas também pelo resto do elenco, que atua com mais liberdade, como a Bond girl de 007 Contra a Chantagem Atômica, Luciana Paluzzi.