Foi o único filme de Martin Scorsese a não receber uma indicação ao Oscar.
Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese formam uma das duplas artísticos mais requisitados. Os Infiltrados, Ilha do Medo, O Lobo de Wall Street, Feitiço da Lua. A dupla forma um time dos sonhos, mas o cineasta não está muito feliz por ter feito um dos filmes estrelados pelo ator. Mesmo assim, o projeto é um dos favoritos dos fãs.
Em 2010, após ganhar o Oscar de Melhor Diretor por Os Infiltrados, Scorsese lançou Ilha do Medo. A história, um thriller psicológico considerado uma obra-prima do gênero, se passa em 1954 e acompanha dois agentes enviados à ilha que dá nome ao filme para investigar um hospital psiquiátrico onde criminosos perigosos são internados. Neste lugar, nada é o que parece.
Prime Video
Ilha do Medo marcou um revés na carreira de Scorsese: foi seu primeiro filme em mais de 20 anos a não receber uma indicação ao Oscar. Em setembro de 2023, Scorsese reconheceu que se arrependia de dirigir este thriller e não ter optado por um projeto mais pessoal.
Scorsese disse à GQ que sua vitória no Oscar por Os Infiltrados o encorajou “a fazer outro filme com Ilha do Medo”. “Acontece que eu provavelmente deveria ter optado por fazer Silêncio” , acrescentou.
O diretor fez este último filme em 2016. O filme, estrelado por Liam Neeson, Andrew Garfield e Adam Driver, não foi um grande sucesso, mas era o projeto que o diretor queria fazer há muito tempo.
Silêncio recebeu críticas melhores do que Ilha do Medo, mas recebeu apenas uma indicação ao Oscar: Melhor Fotografia. Não venceu. Silêncio custou cerca de 50 milhões de dólares para ser feito e arrecadou pouco mais de 23 milhões de dólares em todo o mundo. Ilha do Medo, por outro lado, custou 80 milhões de dólares para ser feito e arrecadou mais de 294 milhões de dólares em todo o mundo.
Ilha do Medo está disponível no Prime Video para aluguel ou compra.