Responsável por sucessos como Tieta, Roque Santeiro e Vale Tudo, ele se destacou em uma lista elaborada por especialistas em teledramaturgia.
Se tem algo que a TV Globo sabe fazer como ninguém, é novela. Ao longo de seis décadas de história, a emissora já exibiu mais de 300 produções, muitas das quais se tornaram fenômenos de audiência e ficaram marcadas no coração dos telespectadores. Mas você já parou para pensar quais dessas tramas entrariam em um TOP 10 definitivo?
Com tantos títulos, fica difícil chegar a uma conclusão, mas um grupo com 60 jornalistas e especialistas em teledramaturgia do G1 se propôs a encontrar essa resposta. Em celebração aos 60 anos da Globo, eles elegeram as 10 melhores novelas de todos os tempos. E o nome de um autor consagrado aparece três vezes na lista, liderando o ranking com folga.
Ele já enfrentou diversas polêmicas durante seus 44 anos na emissora e, mesmo emplacando muitos sucessos, chegou a ser demitido pela baixa audiência de uma de suas histórias. Apesar disso, ainda este ano ele retorna ao canal com uma trama em horário nobre, que substituirá Vale Tudo (2025), de Manuela Dias. Você já sabe quem é?
Um dos mais polêmicos autores da Globo
Aguinaldo Silva foi o grande campeão da vez. Entre as 10 novelas mais bem colocadas no ranking, três foram escritas por ele em colaboração com outros autores: Tieta (1990), Roque Santeiro (1985) e Vale Tudo (1988).
Roque Santeiro, inclusive, também carrega o título de novela com maior audiência da história da Globo – um dos capítulos do folhetim chegou a conquistar impressionantes 96 pontos no Ibope. Mas, como nem tudo é um mar de rosas, Aguinaldo também coleciona fracassos.
Divulgação/TV Globo
Exibida em 2018 no horário das nove, O Sétimo Guardião foi uma decepção tão grande em audiência que acabou frustrando a Globo. Somada a uma série de polêmicas nos bastidores, a repercussão negativa resultou na demissão do autor, que já estava há mais de 40 anos na emissora. Um dos episódios mais comentados foi a acusação de plágio envolvendo a trama.
“Uma louca história de amor”: Autor estava perdidamente apaixonado quando escreveu esta novela carregada de romances
Outro imbróglio judicial envolveu um dos ex-alunos de um curso ministrado pelo novelista, Silvio Cerceau, que disse que a ideia original da novela, assim como o primeiro capítulo e a sinopse, foi criada coletivamente pela turma de roteiristas. O autor chegou a processar o estudante, mas a Globo acabou creditando oficialmente os 26 alunos do curso como coautores da obra.
Outro detalhe que desgastou sua imagem foi sua presença polêmica, marcada por comentários afiados nas redes sociais. No entanto, parece que agora a Globo deixou as mágoas para trás e reativou a parceria com um contrato por obra. Desta forma, ele está à frente de Três Graças, a próxima grande aposta da emissora, que substituirá Vale Tudo em outubro.
Top 10 melhores novelas da Globo
Ficou curioso para ver o TOP 10 completo, elaborado por especialistas em teledramaturgia e jornalistas de cultura? Então confira a lista abaixo:
- Vale Tudo – Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères
- Avenida Brasil – João Emanuel Carneiro
- Roque Santeiro – Dias Gomes e Aguinaldo Silva
- A Favorita – João Emanuel Carneiro
- O Clone – Gloria Perez
- A Próxima Vítima – Silvio de Abreu
- O Bem Amado – Dias Gomes
- Tieta – Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzhon e Ricardo Linhares
- Laços de Família – Manoel Carlos
- O Rei do Gado – Benedito Ruy Barbosa




