Quando o assunto é telenovela, o Brasil sabe produzir (e vender).
No universo das telenovelas, o Brasil é reconhecido mundialmente como uma potência do gênero e uma das maiores exportadoras de conteúdo. Com tramas envolventes, personagens inesquecíveis e histórias que abordam temas universais, as novelas brasileiras quebraram barreiras geográficas e chegaram a lugares que a gente nem imaginava.
Já pensou na família Tufão de Avenida Brasil passando em uma TV da Mongólia? Ou Giuliana e Matteo, de Terra Nostra, falando russo? Ver nossas novelas lá fora é, no mínimo, curioso, mas nos dá um orgulho danado, não é mesmo? A seguir, o AdoroCinema listou as novelas mais vendidas no exterior, com direito a um empate no quinto lugar. Confira!
11° lugar – Laços de Família (2000)
TV Globo
Laços de Família, de Manoel Carlos, ocupa a 11ª posição entre as novelas brasileiras mais vendidas no exterior. Com um elenco de peso, incluindo nomes como Vera Fischer, Tony Ramos e Marieta Severo, a obra foi licenciada para 86 países. A cena em que Camila (Carolina Dieckmmann) raspa o cabelo entrou para a história da teledramaturgia!
10° lugar – Império (2014)

TV Globo
Império, a novela do enigmático Comendador José Alfredo (Alexandre Nero), venceu o Emmy Internacional em 2015. Embora não tenha conquistado uma grande audiência em sua exibição original, a criação de Aguinaldo Silva já chegou a 88 países, ocupando a 9ª posição entre as novelas brasileiras mais exportadas.
9° lugar – Passione (2010)

TV Globo
Essa obra de Silvio de Abreu, exibida na faixa das 21h, já foi assistida por pessoas de 91 países, segundo os registros mais recentes. Passione acompanha a história do italiano Antonio Mattoli, o Totó (Tony Ramos), e de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), que descobrem, com surpresa, a existência um do outro.
8° lugar – Terra Nostra (1999)

TV Globo
Além de ter marcado a história das telenovelas da Globo, Terra Nostra, de Benedito Ruy Barbosa também foi um sucesso comercial! O romance entre os imigrantes italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) foi vendido para 95 países, como Colômbia, Israel, França, Espanha, Romênia e até Venezuela.
Após mais de 20 anos, Terra Nostra finalmente está de volta: A superprodução será reprisada nas tardes da Globo
7° lugar – Insensato Coração (2011)

TV Globo
Sucessora de Passione no horário nobre, Insensato Coração, escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, foi comprada por 100 países, ocupando a 7ª posição entre as novelas brasileiras mais vendidas no mercado internacional. A trama gira em torno da família Brandão, destacando a relação de Raul (Antônio Fagundes) com seus dois filhos.
6º lugar – Escrava Isaura (1976)

TV Globo
Escrava Isaura fez história! Baseada no romance homônimo de Bernardo Guimarães, a trama protagonizada por Lucélia Santos, exibida entre 1976 e 1977, reinou absoluta no século 20 como a novela brasileira mais vendida no exterior. Aliás, foi a primeira produção da Globo a atingir a marca de 100 países compradores – ao todo, foram 104!
5º lugar – O Clone (2001)

TV Globo
O Clone, sucesso de Glória Perez, foi vendido para 107 países. A trama narra a história de Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovana Antonelli), que se apaixonam no Marrocos, mas não podem ficar juntos devido aos costumes islâmicos. Algum tempo depois, Albieri (Juca de Oliveira), abalado pela morte de seu afilhado Diogo, decide clonar Lucas, o irmão gêmeo.
5º lugar – Da Cor do Pecado (2004)

TV Globo
Empatada com O Clone, temos a primeira novela solo de João Emnauel Carneiro: Da Cor do Pecado, protagonizada por Taís Araújo e Reynaldo Gianecchini no horário das sete. As aventuras da família Sardinha, as maldades da vilã Bárbara (Giovana Antonelli) e a relação de Afonso (Lima Duarte) com seu neto, Raí (Sérgio Malheiros), conquistaram 107 países.
Há 20 anos, esta novela de sucesso estrondoso quebrava paradigmas, mas seu nome não é mais visto com bons olhos. Você assistiu?
4° lugar – Caminho das Índias (2009)

TV Globo
Are Baba! Caminho das Índias, escrita por Glória Perez, foi a primeira produção brasileira a vencer o Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela. Ao todo, 117 países acompanharam o triângulo amoroso entre a jovem indiana Maya (Juliana Paes), o dálite Bahuan (Márcio Garcia) e o empresário Raj (Rodrigo Lombardi).
3° lugar – A Vida da Gente (2011)

TV Globo
A autora Lícia Manzo emocionou o público com a história das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano), envolvidas em um triângulo amoroso, uma mãe manipuladora e uma criança inocente no meio dos conflitos dos adultos. Vendida para 132 países, a trama é a terceira novela mais exportada do Brasil. Medalha de bronze!
2° lugar – Totalmente Demais (2015)

TV Globo
Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, Totalmente Demais foi um sucesso de audiência e também comercial. Vendida para 135 países, a trama acompanha a jornada de Eliza (Marina Ruy Barbosa), que conhece seu primeiro amor, Jonatas (Felipe Simas), nas ruas do Rio de Janeiro, torna-se modelo e participante do concurso Garota Totalmente Demais.
Há 20 anos esta menininha fofa estreou nas novelas da Globo. Hoje, é uma das atrizes mais requisitadas e queridas do Brasil: Você a reconhece?
1° lugar – Avenida Brasil (2012)

TV Globo
E o primeiríssimo lugar de vendas para o exterior vai para… Avenida Brasil, fenômeno de João Emanuel Carneiro. Até o momento, 148 países (ou seja, 76% das nações reconhecidas pela ONU!) viram a trama de Nina/Rita (Débora Falabella), que, após ser largada em um lixão, dá uma reviravolta em sua vida e arma um plano de vingança contra a madrasta Carminha (Adriana Esteves) e seu amante Max (Marcello Novaes).
Ficou com vontade de ver ou rever alguma das novelas mais vendidas para o exterior? Todas da lista estão disponíveis, na íntegra, no catálogo do Globoplay. Aproveite para maratonar!