O próprio Roberto Marinho foi quem bateu a claquete para marcar o início das gravações da novela e a inauguração do antigo Projac.
Se existe um lugar que guarda muitas histórias, esse lugar são os Estúdios Globo. Ao longo de três décadas de existência, o espaço foi palco de programas inesquecíveis, notícias marcantes e de algumas das produções mais assistidas da história. Mas você já parou para pensar qual foi a primeira novela gravada no antigo Projac? Vem que o AdoroCinema te conta!
Inauguração dos Estúdios Globo
A casa das novelas, telejornais e programas da TV Globo, também conhecida como “a fábrica de sonhos”, foi inaugurada em 2 de outubro de 1995, pelo então presidente do Grupo Globo, o jornalista Roberto Marinho. Na cerimônia, ele fez um emocionante discurso ao lado da esposa, dona Lily Marinho, e dos filhos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto.
Localizado em Curicica, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, o complexo recebeu inicialmente o nome Projac (abreviação de Projeto Jacarepaguá) e logo se tornou um marco nacional. Afinal, é até hoje o maior e mais moderno centro de produção audiovisual da América Latina.
Com o passar dos anos, o local, que passou a se chamar Estúdios Globo em 2016, cresceu ainda mais e hoje ocupa 1,73 milhão de metros quadrados, sendo boa parte composta por vegetação nativa preservada e reconstituída, cercada por belas montanhas.
Acervo Globo
Todo esse espaço impressionante abriga 13 estúdios de gravação, cidades cenográficas cheias de detalhes, fábricas de cenografia e figurinos, centro de pós-produção, inúmeros departamentos e até a famosa casa do Big Brother Brasil. É realmente gigantesco!
Mas, para que um projeto tão grandioso ganhasse vida, era necessária uma produção de peso para marcar o início dessa história – e a escolhida foi uma novela de Glória Perez que ficou marcada no imaginário do público.
A primeira novela do antigo Projac
Exibida entre 1995 e 1996, Explode Coração foi a primeira novela gravada integralmente nos Estúdios Globo. Se você não lembra, a trama inovadora fazia um paralelo entre a tradição cigana e a modernidade, representada pela internet, que ainda não era tão difundida no Brasil.
Na história, a jovem Dara (Tereza Seiblitz) é prometida em casamento ao cigano Igor (Ricardo Macchi) desde a infância. No entanto, ela conhece Júlio (Edson Celulari) na internet e passa a viver um relacionamento virtual, indo contra tudo o que seus pais prezam.
“Jogaram minha carreira de galã no lixo”: 30 anos depois, este ator ainda tenta se livrar das duras críticas que arruinaram sua imagem
Foi justamente no interior da mansão do personagem de Edson Celulari que aconteceu a inauguração do antigo Projac. No Estúdio D, Roberto Marinho bateu a claquete que marcou o início das gravações nas cidades cenográficas.
Divulgação/TV Globo
Além da trama envolvente, a novela também trouxe à tona questões sociais importantes, como o trabalho infantil e o desaparecimento de crianças.
Por meio da personagem Odaísa (Isadora Ribeiro), que tentava encontrar o filho Gugu ((Luiz Claudio Júnior), Glória Perez abordou o drama das “Mães da Cinelândia”. Graças à ação de utilidade pública do folhetim, mais de 60 menores foram localizados.
Desde 1965, a Globo já produziu mais de 300 novelas e, a partir de 1995, todas passaram pelos estúdios da emissora – e esse número só cresce, viu?! Para o próximo ano, por exemplo, a emissora anunciou grandes apostas para a teledramaturgia, que provam que a produção dos folhetins está mais viva do que nunca!
Explode Coração foi um grande sucesso do horário nobre, mas nunca chegou a ser reprisada na TV Globo. Se você ficou com vontade de revê-la ou assisti-la pela primeira vez, a boa notícia é que a novela está disponível para assinantes do Globoplay.




