A produção foi reprisada três vezes no Vale a Pena Ver de Novo e comprovou seu enorme sucesso.
Em razão dos 60 anos da TV Globo, celebrados no final do último mês, um time de 60 jornalistas de cultura e especialistas em teledramaturgia decidiu homenagear a emissora da melhor forma possível: relembrando grandes clássicos da televisão e elegendo, a pedido do g1, as melhores novelas entre as 340 já produzidas e exibidas até hoje.
O resultado? Eles não apenas chegaram a um veredito sobre qual é a melhor novela de todos os tempos, como também elegeram as produções mais marcantes de cada faixa de horário. E aqui vai um spoiler: a campeã das 18h é um verdadeiro fenômeno popular – e já foi reprisada três vezes no Vale a Pena Ver de Novo. Isso é que é sucesso!
Clássico de Walcyr Carrasco
A grande campeã entre as novelas das 18h foi um folhetim exibido em 2003 que você certamente deve conhecer, já que, volta e meia, domina as tardes da TV Globo: Chocolate com Pimenta, comédia romântica de Walcyr Carrasco.
Ambientada na década de 1920, a trama acompanha Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma jovem humilde, ingênua e romântica que se apaixona por Danilo (Murilo Benício), o garoto mais cobiçado do colégio. Mesmo sendo considerada um “patinho feio”, Ana conquista o coração do rapaz, e os dois iniciam um namoro.
A paixão do casal, porém, desperta o desgosto de Bárbara (Lilia Cabral), tia de Danilo, e a fúria de Olga (Priscila Fantin), que não aceita perder seu grande amor. Juntas, elas armam uma cilada para Ana, que acaba sendo humilhada no baile de formatura com um banho de tinta verde – em uma cena inspirada no clássico Carrie, a Estranha (1976).
Gianne Carvalho/TV Globo
Triste e decepcionada com Danilo, acreditando que ele esteve por trás da humilhação, Aninha termina o namoro antes mesmo de conseguir contar que estava grávida. Ao ver o desespero e o sofrimento da jovem amiga, Ludovico (Ary Fontoura) revela ser o verdadeiro dono da fábrica de chocolates da cidade e propõe casamento a ela, com o objetivo de dar um nome à criança.
Chocolate Com Pimenta: “Me senti muito mal fazendo aquilo”, Priscila Fantin relembra uma das cenas mais cruéis de Olga (Exclusiva)
Os dois se mudam para Buenos Aires e, anos depois, com a morte de Ludovico, Ana Francisca herda a fortuna do amigo, assume o comando da fábrica e retorna riquíssima à cidade de Ventura determinada a se vingar – ao mesmo tempo em que revive seu grande amor.
Uma receita de sucesso
A combinação de romance e vingança, temperada com humor e personagens carismáticos, conquistou o coração do público e se consagrou como a receita do sucesso de Chocolate com Pimenta. Na época, a trama de Walcyr Carrasco fez a Globo crescer ao menos 12 pontos no horário, alcançando média de 38 e chegando a impressionantes picos de 43 pontos.
“A minha carreira como autor já estava se solidificando após o sucesso de O Cravo e a Rosa, mas explodiu com Chocolate [com Pimenta]. Graças a esse trabalho, fui ganhando confiança para o público e diante da emissora”, afirmou o autor em entrevista à Globo.
Ficou com vontade de rever essa novela inesquecível? Todos os capítulos de Chocolate com Pimenta estão disponíveis no Globoplay!