O cineasta só quer fazer filmes se tiver algo a dizer sobre eles. Nos últimos 25 anos, ele concluiu apenas quatro projetos.
Enquanto muitos cineastas hoje em dia têm uma série de projetos em andamento, preparando seu próximo filme enquanto ainda trabalham no próximo, Jonathan Glazer sempre procede com cautela. Como resultado, o diretor londrino dirigiu apenas quatro longas-metragens até agora, todos excepcionais e dignos de serem assistidos: Sexy Beast (2000), Reencarnação (2004), Sob a Pele (2013) e Zona de Interesse, que é um dos melhores filmes do ano passado.
Hoje no streaming: Este filme com Scarlett Johansson foi ignorado pelo Oscar, apesar de ser uma obra-prima da ficção científica
Uma década inteira se passou antes que Glazer desse continuidade à sua louca aventura de ficção científica com Scarlett Johansson, que a imprensa cinematográfica, aliás, elegeu um dos 100 melhores filmes do século XXI, com seu último longa – e nos presenteou com o cinema mais arrepiante com seu drama sobre o Holocausto. No entanto, não demorará muito para seu retorno, como ele agora revelou.
Film4
“Já tenho algo em mente”
“Só faço filmes quando realmente sinto a necessidade e a urgência de contar algo na linguagem do cinema”, diz Glazer, que adota uma abordagem semelhante em suas raras aparições públicas. No entanto, como convidado do Festival de cinema Il Cinema Ritrovato, em Bolonha, ele aproveitou a oportunidade para compartilhar uma boa notícia com seus fãs. Porque o cineasta não vai “esperar mais dez anos”, como disse citado pelo World Of Reel, antes de apresentar seu próximo longa.
Glazer não quis ser muito específico, mas ofereceu um pouco de esperança, confirmando: “Já tenho algo em mente que transformarei em filme em breve”. O roteiro está prestes a começar. Dependendo se a ideia se desenvolver sem muitos obstáculos, o próximo projeto de Jonathan Glazer pode muito bem estar chegando nos próximos dois ou três anos. Após a experiência exaustiva de contar uma história como Zona de Interesse, o diretor anunciou em Cannes em 2023 que seu próximo longa mostraria um lado diferente da humanidade e se entregaria à ternura.