Tom Hardy fala sobre sua crescente dificuldade de suportar fisicamente os impactos após 20 anos fazendo cenas de ação…
A História do cinema está repleta de inúmeros exemplos de acidentes e lesões ocorridos durante as filmagens. As causas são obviamente múltiplas: acrobacias mal planejadas, atores ou atrizes confiantes demais e/ou sem preparo físico adequado, diretores empurrando seu elenco ao extremo a ponto de assumir riscos imprudentes para que a tomada seja o mais realista possível, segurança muito precária quando não é completamente inexistente…
Felizmente, com o passar dos anos, as medidas de segurança nos sets de filmagem aumentaram consideravelmente. Se na maioria dos casos essas lesões podem ser tratadas, às vezes ao custo de uma filmagem suspensa durante o período de recuperação, também acontece que essas mesmas lesões deixam danos duradouros no corpo do ator ou da atriz.
“Não vai melhorar…”
Em um recente e longo artigo publicado pela Esquire, Tom Hardy explica como seu corpo agora está “em pedaços” enquanto se aproxima dos cinquenta anos, depois de anos fazendo cenas de ação e submetendo seu organismo a provas difíceis, entre Guerreiro, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e sua impressionante transformação física como Bane, Mad Max: Estrada da Fúria, os filmes Venom, O Regresso e suas filmagens extremas…
“Passei por duas cirurgias no joelho, tenho uma hérnia de disco nas costas e ciática”, declara ele, antes de acrescentar outros problemas como fascite plantar. “Também rompi o tendão no quadril. É como se todo o meu corpo estivesse desmoronando e isso não vai melhorar”.
O ator não está exatamente diminuindo o ritmo no momento, já que não só é o protagonista do filme de ação Caos e Destruição, lançado na Netflix em abril passado, mas também da série Terra da Máfia, que você encontra no Paramount+.




