Abordando diversos subgêneros, o faroeste está cada vez mais incluindo grandes nomes femininos do cinema.
Os filmes de faroeste carregam em si um grande estereótipo de produção majoritariamente destinado ao público masculino, mas aos longo dos anos foi possível notar a grande presença de mulheres não só entre os espectadores dos filmes, mas também nos bastidores.
Além disso, sempre foi nítido que o faroeste não se limitava a uma época ou apenas um local, com a direção de grandes nomes do cinema mundial, é possível observar novos ângulos e encontrar mais possibilidades de gêneros nesse tão amado tema. Entre muitos sucessos, alguns são imperdíveis para os fãs. Confira a lista!
Domando o Destino
Les Films du Losange
Indo mais afundo do que em Eternos, a diretora Chloé Zhao agora conta a angustiante rotina do cowboy Brady (Brady Jandreau) ao se acidentar e ser impossibilitado de terminar o rodeio no qual treinou muito para estar.
Em Domando o Destino, uma onda de reflexões se faz presente quando Brady precisa decidir entre colocar sua saúde em risco para fazer aquilo que ele é bom ou abandonar sua família e sua vida tradicional para seguir em direção a um novo propósito.
Mortos de Fome
20th Century Studios
Em 1999, a diretora Antonia Bird dirigiu um longa de terror adaptado aos ambientes do faroeste. Seguindo a narrativa do Capitão John Boyd (Guy Pearce) e seus soldados, eles precisam adentrar uma caverna para tentar encontrar sobreviventes. Presos no local por dias, um grupo de imigrantes não tinham outra opção além de praticarem canibalismo.
Em meio a conflitos nos bastidores da produção, Antonia Bird foi a terceira diretora a assumir o roteiro de Mortos de Fome. No entanto, a junção de seu grande trabalho com as atuações impecáveis de Guy Pearce e Robert Carlyle transformaram o filme em um clássico imperdível.
First Cow – A Primeira Vaca da América
A24
Apesar do nome, First Cow surpreende por não focar exatamente na história de um bovino. Muito pelo contrário, a obra de Kelly Reichardt mostra a força sentimental de uma amizade masculina no Oregon em 1820.
Nela,o cozinheiro Cookie Figowitz (John Magaro) conhece um chinês misterioso chamado de King Lu (Orion Lee). Sempre meigo, Cookie não consegue se adaptar ao pedido de virar um caçador de pele. King Lu, por sua vez, fugia dos russos.
Tentando demonstrar a América em seu inicio, a diretora consegue retratar as dificuldades do surgimento de um grande negócio feito por dois homens que se tornam mais amigos a cada ação.
The Nightingale
IFC – Independent Film Company
Conhecida pelo seu trabalho em O Babadook, Jennifer Kent não deixou o terror de lado ao se inserir no faroeste. Indicado para aqueles que apreciam as cenas mais sombrias, The Nightingale conta a trágica história de Claire (Aisling Franciosi), uma jovem australiana que observou sua família ser assassinada por oficiais britânicos.
Decidida a se vingar, ela se une a um aborígene para encontrar o homem que matou seu marido e sua filha. No entanto, ao longo da jornada, eles passam a entender a opressão vivida por cada um e se juntam cada vez mais.
O Vento
Swift / Equation
O terror psicológico O Vento é dirigido por Emma Tammi, mas conta também com um roteiro produzido por Teresa Sutherland. Na obra, Lizzy Macklin (Caitlin Gerard) e seu marido conseguem chegar à fronteira dos Estados Unidos da América.
Buscando atalhos para sobreviverem no meio de uma civilização afastada, a mulher passa a entrar em um grande transe de loucura quando percebe um mal invisível que assombra suas noites. O filme insiste em uma atmosfera transformadora de ansiedade constante.




