Escalar uma montanha com as próprias mãos? Apenas mais um dia comum na vida do agente Ethan Hunt! Quatro anos após a primeira obra, Tom Cruise retornou em Missão Impossível 2, e chamou atenção logo na estonteante cena de abertura.
Nada é impossível para Tom Cruise
Vemos Hunt escalando o Moab Canyon, em Utah, com as próprias mãos e uma facilidade incrível. Para filmar a cena, nada de telas verdes ou efeitos especiais! Na verdade, Tom escalou o penhasco sozinho, com dois escaladores experientes o guiando.
Fiel à sua reputação de aventureiro, o ator insistiu em realizar a façanha ele mesmo, irritando o diretor John Woo – que estava temendo muito pela vida do ator e não queria que ele gravasse a cena pessoalmente. Ele até tentou parar Cruise, mas não conseguiu, pois o ator estava muito confiante e motivado.
Woo tinha um exército de técnicos à disposição para capturar a cena: cinco câmeras foram colocadas no penhasco, outra estava em um guindaste e um helicóptero filmou do ar.
Paramount
“As hélices do helicóptero giravam muito rápido e muito perto da cabeça do Tom. Eu mal conseguia olhar para o meu monitor, estava tremendo, fechando os olhos e rezando para Deus ajudá-lo e mantê-lo vivo, esse tipo de coisa”, lembrou Woo nos bastidores do filme.
Para capturar a cena, vários cinegrafistas também foram suspensos por cabos para tomadas em close de Cruise. Para realizar a sequência, que desafia a morte e as leis da gravidade, o ator treinou exaustivamente com seu dublê, Ron Kauk.
Tom Cruise não conhece medo
O ator estava preso a cabos de segurança, que depois foram removidos na pós-produção. Durante o impressionante salto de 4,5 metros que Ethan faz de um lado da montanha para o outro, o próprio Tom Cruise realizou a façanha, rodando diversas tomadas para garantir um resultado perfeito. “Tom não conhece medo, ele está sempre pronto para fazer suas acrobacias com um sorriso”, disse Woo.
Paramount
Deslize inesperado
No entanto, houve um momento em que o artista teve que abrir mão de seu lugar para uma façanha perigosa. A cena em que Ethan desliza e se agarra à saliência da parede rochosa foi feito por outro dublê de Cruise, Keith Campbell. Earl Wiggins, um alpinista experiente que trabalhou em Missão: Impossível 2, falou sobre o assunto em uma entrevista à UK Climbing em 2000.
“Tom fez toda a escalada, exceto o escorregada do beiral. Seu dublê principal, Keith Campbell, fez essa acrobacia. Tom passou 5 dias no penhasco para as filmagens e nunca reclamou, o que é raro para um grande astro. A escalada foi coreografada pelo coordenador de dublês do filme, Brian Smrz, que é indiscutivelmente o melhor no ramo.”
Missão Impossível 2 está no Paramount+ e no Telecine (via Globoplay ou Prime Video.




